Orquestra Theatro São Pedro apresenta concerto em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã

17/07/2024
Fonte: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

Em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) apresenta um concerto especial para valorizar a herança cultural da Alemanha e celebrar esse simbólico momento histórico.

O espetáculo acontece no Theatro São Pedro, nesta quinta-feira (18), às 20h, no mês em que se completam 200 anos da chegada dos primeiros povos de origem germânica em Porto Alegre, antes de se estabelecerem definitivamente no Vale dos Sinos. Com regência e direção artística do maestro Evandro Matté, a apresentação terá participação do solista convidado Clemens Weigel, conhecido como um dos mais multifacetados violoncelistas alemães de sua geração e pela atuação no renomado Quarteto Rodin.

O programa da noite de aniversário aproxima a cultura brasileira da alemã, com peças que vão da música barroca à contemporânea. O repertório destaca obras de Johann Sebastian Bach, músico natural do país europeu que se transformou em um dos mais célebres compositores de todos os tempos, e composições de seu filho, Carl Philipp Emanuel Bach, além da “Suíte para Orquestra de Cordas”, do compositor catarinense Edino Krieger, um dos principais nomes da criação musical do nosso país.

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 40 e podem ser adquiridos antecipadamente no site do teatro ou no dia da apresentação, a partir das 18h, na bilheteria do local.

 

Violoncelo e regência

Como integrante do renomado Quarteto Rodin e do Conjunto Berlim, o violoncelista Clemens Weigel já performou em diversos concertos ao redor do mundo, tendo contato com as mais variadas culturas. O músico já esteve no Rio Grande do Sul, se apresentando em 2019 na capital gaúcha ao lado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), além de ter feito participações em diversas edições do Festival Internacional Sesc de Música. Seu repertório engloba da música contemporânea à barroca. Também é violoncelista e membro da diretoria da Orquestra do Teatro Estadual na Gärtnerplatz, em Munique. Além da atuação nos palcos, divide sua experiência e talento atuando como professor no Conservatório de Munique.

O regente Evandro Matté é diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da Ospa e do Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; na University of Georgia, nos Estados Unidos; e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Atua como regente desde 2006 e, como convidado, já esteve à frente de orquestras em países como Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Áustria, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França, pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

 

Sobre a orquestra

Fundada em 1985, a OTSP tem o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Desde o seu surgimento, é mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Tendo como atributos a criatividade, a originalidade e a excelência, apresenta uma programação diversificada com obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira, recebendo em seus concertos solistas de renome nacional e internacional. Tem em seu calendário os Concertos Série Theatro São Pedro, a Série Concertos Didáticos Banrisul e a Série Concertos Comunitários Zaffari.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

Eleitores do prefeito Jerri Meneghetti comemoraram sua reeleição no último domingo (6)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela