(Foto: Octacílio Freitas Dias)
Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, nesta segunda-feira (17), às 20h, será realizada uma live sobre os 150 anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel. A iniciativa é da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e contará com a participação da personagem Herta Klein.
A arquiteta especialista em patrimônio cultural Ingrid Arandt, que preside a associação, destaca a importância deste momento. “A live traz dois personagens que estão incorporados ao imaginário da cidade, um com suas ‘histórias e memórias’, e o outro, um personagem de peso, que emplaca o cenário do Centro de Dois Irmãos e da cultura da imigração alemã no Rio Grande do Sul”, comenta, referindo-se à personagem e ao antigo templo. “Parte importante da história da Antiga Igreja Matriz de São Miguel, hoje Espaço Cultural Antiga Matriz, conta sobre as manifestações da comunidade para a proteção deste bem cultural, que é um exemplo muito bem sucedido de uma ação de preservação do patrimônio que surge na própria comunidade e que resultou na criação de uma associação de amigos do patrimônio, que neste ano completa 25 anos de atuação”, acrescenta Ingrid.
A live será transmitida pela página da Associação de Amigos do Patrimônio no Facebook (@AAPHeCDI), podendo também ser acessada na fanpage da personagem Herta (@hertaklein) e do Espaço Cultural Antiga Matriz (@espacoculturalantigamatriz), além do canal Herta Klein Oficial no Youtube. “Será uma forma de marcar esta importante data em grande estilo, celebrando a história, a memória e a identidade dos que vivem na cidade e que têm como referência a cultura dos imigrantes que aqui chegaram”, diz a produtora cultural Luana Khodja, coordenadora da iniciativa.
SAIBA MAIS
A iniciativa tem financiamento da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por intermédio da Universidade Feevale e Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, através do Edital FAC Digital RS. A live também se agrega à programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural da Sedac e conta com o apoio da Curto Arte e Renovare Telecom.
Ingrid Arandt, presidente da Associação de Amigos do Patrimônio