Fonte: GZH / Giane Guerra
A cerveja Italian Grape Ale, da cervejaria Leopoldina, de Bento Gonçalves, foi eleita a melhor do mundo na categoria Speciality Brut, do World Beer Awards, um dos principais concursos internacionais da área. No início do mês, a coluna da jornalista Giane Guerra noticiou que a bebida havia chegado à fase nacional da competição com outra gaúcha, e que estaria presente no concurso em Londres.
Criado há cinco anos pela cervejaria da Famiglia Valduga, a Leopoldina Italian Grape Ale foi a única cerveja gaúcha a ganhar o reconhecimento internacional. No total, nove rótulos brasileiros foram vencedores em categorias da disputa. Segundo o diretor da empresa, Eduardo Valduga, a Italian Grape é feita com até 50% de sumo de uva Chardonnay, cultivada no Vale dos Vinhedos. São as mesmas frutas usadas na elaboração de vinhos e de base para espumantes. O tempo de produção é de seis meses, contando as fases de fermentação.
– A Cervejaria Leopoldina é uma das pioneiras no Brasil na produção da Italian Grape Ale. Demos início ao projeto da Italian Grape Ale há cinco anos, mas a comercialização começou somente em meados de junho de 2020 – comenta o diretor.
Cervejas brasileiras vencedoras em suas categorias:
World’s Best Speciality Brut - Leopoldina Italian Grape Ale
World’s Best IPA English Style - Colorado Indica
World’s Best IPA Session - Goose Island Brewhouse São Paulo Midway
World’s Best Lager International Lager - Brahma Chopp
World’s Best Pale Biére De Garde / Saison - Wäls 42
World’s Best Berliner Weisse - Colorado Catharina Toca
World’s Best Fruit Lambic - Wäls Fruit Lambic
World’s Best Oud Bruin - Albanos Accidentally Sour - Brown
World’s Best American Style Wheat Beer - Lohn Bier American Wheat Wine