Espaço Cultural Antiga Matriz terá recital de Olinda Allessandrini em outubro

17/09/2025
Pianista Olinda Allessandrini (Foto: Flávio Wild)

Pianista Olinda Allessandrini (Foto: Flávio Wild)

O Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM) apresenta, em outubro e novembro, uma programação gratuita que reúne música, cinema, artes visuais e integração comunitária. Entre os destaques deste bimestre estão a pianista Olinda Allessandrini, um dos principais nomes da música erudita brasileira, e o cantor e violonista Fabiano La Falce.

No dia 17 de outubro, sexta-feira, às 19h30min, Olinda Allessandrini sobe ao palco do ECAM em recital especial que celebra os 30 anos da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), instituição que desde 1995 desenvolve projetos e eventos que fomentam a cultura e fortalecem a identidade e a memória da comunidade.

Já no dia 19 de outubro, domingo, às 18h, Fabiano La Falce apresenta o espetáculo Notte Italiana, acompanhado de seu Acústico Trio. O show traz clássicos como Al di Là, Volare e Champagne, mesclando a música italiana com ritmos brasileiros, latinos e americanos, em uma noite de romantismo e energia.

Além disso, a exposição Patrimônio em Aquarelas, de Rodrigo Duarte, fica até 5 de outubro, sábados e domingos, das 13h às 17h, com entrada gratuita.

 

Associação completa três décadas de atuação

No dia 17 de outubro, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) celebra 30 anos de atuação voltada à preservação do patrimônio histórico, à promoção da cultura e ao fortalecimento da identidade local. Fundada em 1995 a partir da mobilização de membros da comunidade para restaurar a Antiga Igreja Matriz de São Miguel, a Associação desenvolveu projetos de conservação, modernização e valorização cultural, como o Espaço Cultural Antiga Matriz, o Memorial Antiga Matriz de São Miguel, exposições, recitais, concertos, festas culturais e documentários.

 Ao longo de três décadas, a AAPHeCDI recebeu importantes reconhecimentos, incluindo Menção Honrosa do IPHAN e a titulação de Ponto de Memória Nacional pelo IBRAM, consolidando-se como referência na preservação da memória e na promoção da cultura em Dois Irmãos.

 

Ecam recebe

Além desses destaques, o ECAM Recebe tem uma programação diversificada: a estreia do filme “O Vale do Diabo”, no dia 3 de outubro, às 19h30min; o Concerto Rumos, com coros e grupo instrumental do Movimento Coral da Universidade Feevale, no dia 5 de outubro, às 18h30min; e o XII Encontro de Coros Cantares, no dia 11 de outubro, às 18h.

A programação segue com o 6º Recital dos Alunos da professora Michele Ávila, no dia 24 de outubro, às 19h30min; o 4º Sarau Municipal da Cooperprima, no dia 25 de outubro, às 10h; o Cineclube Dois Morros, também no dia 25, às 19h; a estreia do documentário “Apae Alicerce da Inclusão e Cuidado”, no dia 28 de outubro, às 19h; o Concerto “Ventos Sur”, com a Cia Ópera Brasil e Yasmini Vargas, no dia 31 de outubro, às 19h30min; e o Concerto “Pontes”, com a Caxias Ensemble Orchestra, no dia 9 de novembro, às 18h.

A Temporada Cultural 2025 é uma realização da AAPHeCDI, com financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, por meio do Departamento e Conselho Municipal de Cultura.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • assinatura digital

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela