Exposição fotográfica de Dora e Lise Lampert chega a Dois Irmãos dia 23

17/10/2022
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

A série de fotografias produzidas pelas irmãs Dora e Lise Lampert, na fuga da monotonia do isolamento social durante a pandemia, resultou na exposição No Ano da Peste. A abertura para visitação das mais de 80 interpretações do mundo das artes e suas musas inspiradoras no Espaço Cultural Antiga Matriz ocorre no dia 23 de outubro, das 13h às 18h. Para celebrar este dia, às 17h haverá apresentação da Caxias Ensemble Orchestra. A entrada é gratuita.

Conforme as autoras, No Ano da Peste foi uma fresta de luz na névoa densa da pandemia e aproximou muita gente que curtiu, comentou e compartilhou esse momento tão intenso de produção artística. Tudo foi fotografado e editado num telefone celular, apenas com a pretensão de publicações nas redes sociais. “Mas agora, em 2022, a intenção é que as obras sejam vistas como um testemunho de resistência através da arte e do conhecimento. Prova de que a arte salva”, comentam.

A exposição, que integra a Temporada Cultural 2022, seguirá até 27 de novembro. Dora Lampert pesquisou, produziu, interpretou e editou todas as obras do projeto. Lise Lampert incentivou, pesquisou, produziu e fotografou todo o acervo da exposição.

 

No Ano da Peste

Sétima semana de isolamento pela pandemia, tudo tornando-se cada vez mais sinistro, acinzentando as fisionomias. As irmãs Dora e Lise Lampert tentavam disfarçar o pânico uma da outra, mas era evidente que não iriam longe nessa farsa.

Como as redes sociais estavam trazendo trabalhos artísticos dessa natureza, realizados em todas as partes do mundo, se inspiraram. Na fuga da monotonia, porém com o firme propósito de desenvolver todo trabalho sem sair do isolamento sob hipótese alguma, foram seis meses de pesquisas diárias. Uma viagem fabulosa pelo mundo das artes, artistas e suas musas, em mais de 80 interpretações.

A cozinha virou estúdio entre uma refeição e outra. A luz filtrada pela cortina. E nos dias amenos o pátio virou jardins de Monet. O paninho impregnado de álcool 70 virou babado barroco; os lençóis, vestidos épicos e as saias se transformaram em blusas bufantes e vice-versa. O isolamento antes de tolher os intentos, animou a criatividade das irmãs Lampert.

 

Dora Lampert

Atuou por longos anos na área da propaganda como diretora de arte e criação e mantém o olhar afinado para a estética. Seu amor pela música, literatura e teatro sempre nortearam suas atividades e envolvimento com diversos projetos na área das artes, lançando neste ano seu primeiro livro de poesias.

 

Lise Lampert

Fotógrafa amadora, Lise nunca havia se envolvido com um projeto dessa grandeza. Suas fotos sempre foram fruto de suas viagens em férias ou recantos domésticos, usando apenas seu telefone celular. Técnica em enfermagem, funcionária do hospital Centenário onde atua no pronto socorro pediátrico, durante todo período do início da pandemia estava em licença das suas funções favorecendo o isolamento.

 

Temporada Cultural

A Temporada Cultural 2022 do Espaço Cultural Antiga Matriz (Ecam) é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento do Departamento e Conselho Municipal de Cultura. As visitas ao Ecam podem ser realizadas aos sábados e domingos, das 13h às 17h, com agendamento pelo telefone (51) 99560-1968.


Dora e Lise Lampert


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela