Deputado Joel Wilhelm (Fotos: Divulgação)
Lideranças políticas, empresariais e comunitárias compareceram em peso na Câmara de Vereadores de Portão para debater a ampliação da Rodovia do Parque, a BR-448. O evento foi organizado pela Comissão de Assuntos Municipais, que tem como presidente o deputado estadual Joel Wilhelm (PP). “Fico feliz de ver a mobilização da sociedade. A BR-116 não comporta mais o trânsito que tem. Há desperdício de tempo e de dinheiro”, disse o deputado.
Segundo Joel, “a extensão da BR-448 impactará na vida de moradores de 36 municípios”.
Conforme o parlamentar, “investir em infraestrutura é fundamental para tornar a indústria gaúcha mais competitiva, e isso significa dar oportunidades às empresas e às pessoas”. Atualmente, a Rodovia do Parque vai de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, com 22,5 quilômetros de extensão. O objetivo é estender o trajeto até o município de Portão. Mas o traçado ainda está em fase de análise.
Joel enfatiza que “a execução do projeto está em andamento e inclusive tem garantia de recurso”. Segundo o deputado federal Lucas Redecker, o DNIT, em nível nacional, já lhe garantiu que “a ampliação da BR-448 estará no plano de obras do Governo Federal assim que o projeto estiver finalizado”. Ele aproveitou o momento para fazer o ato de instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Extensão da BR-448.
A obra, orçada inicialmente em R$ 1,6 bilhão, é importante para desafogar o trânsito na BR-116 e, consequentemente, facilitar o trajeto entre a Capital, a Serra, o Vale do Sinos, o Vale Caí e o Vale do Paranhana. “A ampliação da BR-448, com o futuro porto de Arroio do Sal, mais os investimentos em hidrovias e ferrovias darão o salto no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”, projeta o diretor executivo da MOBI Caxias, Rogério Rodrigues.
O próximo passo agora é avançar para o projeto executivo e os licenciamentos ambientais definitivos. A obra depende ainda da garantia de recursos financeiros da União.
Também estiveram presentes:
Guilherme Pasin - deputado estadual;
Issur Koch - deputado estadual;
Adolfo Brito - deputado estadual;
André Lacourt - presidente da associação dos atingidos pela BR-448;
Roberto Leitão - vereador de Portão;
Jorge Crisa - pecuarista de Portão;
Dary Pissetti - CICS PORTÃO;
Fábio Persch - prefeito de Bom Princípio;
Dioni - presidente da Câmara de Portão;
João Pedro - vereador de Portão;
Zé Toquinho - vereador de Portão;
Ardemio Davila - vice-prefeito de Portão;
Rodrigo Valente - secretário da Fazenda de Portão.