Exposição virtual aborda histórias de migrantes e refugiados que vivem no Vale do Sinos

17/11/2021
Fonte: Feevale

Fonte: Feevale

O lançamento da exposição fotográfica virtual Conexões acontecerá nesta quarta-feira (17) às 20h30min, durante a programação da Semana dos Direitos Humanos e da Consciência Negra 2021, realizada pela Universidade Feevale. A partir do questionamento Qual é a pessoa mais importante para você do Brasil?, foi iniciado o projeto fotográfico que abordará histórias e sentimentos de migrantes e refugiados que chegaram à região do Vale do Sinos nos últimos anos. A mostra é baseada nos laços de amizade, cumplicidade e humanidade dos participantes, com o objetivo de desconstruir estereótipos relacionados aos migrantes.

A primeira edição da exposição aconteceu em 2019, nos pergolados do Câmpus II da Universidade Feevale, com fotos impressas em tecidos, para que todos pudessem visualizar e conhecer mais sobre as histórias de cada participante. Nesta edição, a exposição apresenta dois focos principais: o formato on-line e a acessibilidade para diferentes públicos, incentivando a inclusão social. Durante a montagem da mostra, foram realizados estudos sobre como ampliar, compartilhar e criar alternativas para aproximar a arte e a inclusão, por isso, as fotografias possuem áudios e textos com descrições e detalhes. Pessoas de diferentes idades e em todos os lugares do mundo poderão visitar a mostra, facilitando o acesso e unindo o público por meio da arte e da tecnologia.

A exposição é realizada em uma parceria entre o projeto de pesquisa Território Nômade e o projeto integrado Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH), que presta apoio aos novos migrantes que chegam à região do Vale do Sinos. Estarão presentes no lançamento da mostra: as professoras Márcia Blanco Cardoso, do curso de História, e Laura Ribero Rueda, do curso de Fotografia, juntamente com os acadêmicos Massamba Mbengue, Elysée Bazile e Fernanda Rodrigues. A programação completa da Semana dos Direitos Humanos e da Consciência Negra 2021 pode ser conferida no site feev.as/semanadh, mesmo endereço em que o link do lançamento da mostra está disponível.

 

Ficha técnica:

Organização: Laura Ribero Rueda

Fotografias, entrevistas e projeto visual: Laura Ribero Rueda e Marcia da Silva

Professora colaboradora: Nilza Cristina Colombo

Bolsistas: Camila Bauermann, Camila Vedana, Gabriel de Souza, Karina Koch, Vítor Macedo, Amanda Becker e Cristiane Lawall

Exposição virtual e acessibilidade: Gilbeli Ughini e Danieli Robinson

 

Mais informações nas redes sociais:

- www.instagram.com/ceducadh.feevale

- www.facebook.com/ceducadh

- www.instagram.com/nomade.territorio


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela