Vera, Luana, Lourdes, Ingrid e Cesar, da diretoria
No ano em que completou 25 anos de fundação, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) ganha mais um motivo para comemorar. É a contemplação do quarto projeto em edital de seleção pública só em 2020.
O primeiro, em junho, foi o projeto cultural “Memorial Antiga Matriz de São Miguel”, selecionado no âmbito do Edital SEDAC 12/2019 “Pro Cultura RS FAC Movimento”. O segundo, em agosto, foi o projeto cultural “DIA DO PATRIMÔNIO com HERTA – Memórias, histórias e identidades”, selecionado pelo Edital FAC DIGITAL RS – Pró-Cultura RS FAC. Com os recursos da Lei Federal Aldir Blanc, a entidade arrebatou mais duas premiações: a primeira, em nível municipal, com o projeto cultural para a realização do Documentário dos 150 anos da Antiga Matriz de São Miguel; e a segunda, em nível estadual, com o “PROJETO EQUIPAR II – QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL ANTIGA MATRIZ”. A iniciativa visa dar continuidade às ações de qualificação do Espaço Cultural Antiga Matriz, que vêm sendo promovidas pela associação ao longo dos anos com aquisição de equipamentos de sonorização e iluminação para a área do palco e plateia; aquisição e instalação de iluminação para a área da galeria de artes visuais e mezanino (áreas expositivas); e aquisição e instalação de equipamentos de segurança (câmeras e alarmes). A equipagem visa aumentar a qualificação e a autonomia do espaço cultural, contribuindo na oferta de atrações artísticas e culturais.
Desde a época da restauração da Antiga Matriz e, principalmente após a sua inauguração como espaço cultural, este equipamento oferece atividades artísticas e culturais, recebendo circuitos musicais, recitais, sessões de cinema, apresentações de dança, de corais, além de exposições de artes visuais, ciclos de palestras e seminários sobre patrimônio cultural, literatura, entre outras atividades. O espaço também é local de ensaios de grupos artísticos do município, além de ser sede da AAPHeCDI. O equipamento cultural é de propriedade da prefeitura de Dois Irmãos e sua gestão está a cargo da AAPHeCDI.
SAIBA MAIS
Com recurso de R$ 100 mil, o Projeto Equipar II se mostra como mais uma meta de qualificação do espaço, com a proposta de torná-lo referência e excelência na promoção e difusão da cultura no Estado. A realização do projeto corrobora para maior autonomia do Espaço Cultural Antiga Matriz e possibilita a ampliação da oferta de atividades artísticas e culturais para a comunidade.
DIRETORIA
Atualmente, a associação é presidida por Ingrid Arandt. A diretoria ainda tem César Muller (vice-presidente), Vera Maria Rausch (tesoureira), Raul Nunes (2º tesoureiro), Lourdes Schaeffer (secretária) e Luana Gonzalez Khodjaoghlanian (2ª secretária).