(Foto: Divulgação / PMMR)
Segundo o levantamento mais recente da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada pelo IBGE, Morro Reuter conquistou o 4º lugar entre todos os municípios do Estado na produção de ovos de galinha. Foram 12,9 milhões de dúzias, o equivalente R$ 43,9 milhões. Os dados se referem a 2019, mas são os mais recentes divulgados no final do ano passado. A produção de ovos emprega, direta e indiretamente, mais de 150 pessoas.
A prefeita Carla Chamorro afirma que o setor da produção primária é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento da economia do município. “Morro Reuter é destaque no ranking de produção de ovos, sendo uma aposta de investimento com grandes potencialidades”, destaca. Entre os incentivos que a prefeitura oferece estão: terraplanagem para construção de aviários, melhorias de acesso à propriedade, transporte de insumos, como brita e saibro para acesso às estradas; e transporte de esterco.
SAIBA MAIS
– Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cada brasileiro consome, em média, 250 ovos por ano e vem em um crescente. Para este ano, as projeções são de aumento de 5% na produção.
– Em dez anos, o consumo de ovos quase dobrou, já que em 2010 ele era de 148 ovos por habitante em média. Ao longo de 2020, foram produzidos cerca de 54 bilhões de unidades.
– Ao longo de 2019, foram produzidas 4,6 bilhões de dúzias de ovos de galinha. A Região Sul respondeu por 22,6% do total nacional. O RS responde pelo 5º lugar na produção nacional.