Alunos da escola Arno Nienow visitaram o espaço na quarta
Na tarde de quarta-feira (16), estudantes do 4° ano da escola municipal Arno Nienow e uma turma do Colégio Imaculada Conceição realizaram uma visita guiada ao Memorial Antiga Igreja Matriz de São Miguel. Durante a explicação, foi ensinado aos alunos sobre a história do prédio e como essa história se entrelaça com a de Dois Irmãos. Também foram abordadas as mudanças ocorridas ao longo do tempo, nas duas fases da estrutura: primeiro como templo religioso católico, depois como espaço cultural.
A escolha pela turma do 4° ano ocorreu porque esse é o ano que os estudantes aprendem especificamente sobre o município e, dessa maneira, o aprendizado em um memorial da cidade agrega aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A coordenadora do espaço, Vera Rausch, convida as demais escolas para prestigiarem o memorial. “O espaço está à disposição de todos os grupos de alunos ou outros grupos que queiram visitar. Realizamos a visita guiada através de agendamento”, comenta.
O aluno Jobson Rampanelli, da escola Arno Nienow, gostou da experiência. “Estou achando bem legal, eu gostei que é bem grande e que nas paredes tem uma pintura bem bonita; eu nunca vi um lugar assim. Aprendi que aqui é um centro cultural bem antigo. Foi bom realizar esse passeio”, relatou.
JDI faz parte da história
Ao mostrar a exposição com a linha do tempo do local, em meio a informações como datas importantes, sequências da construção, fotos históricas e depoimentos, a coordenadora chamou atenção para um banner com matérias do Jornal Dois Irmãos e do Correio do Povo. Segundo Vera, em determinada época queriam demolir a igreja e ambos os jornais fizeram matérias defendendo o patrimônio histórico. “O jornal sempre fez muita força e apoiou para que a restauração acontecesse”, relembra ela.
Bernadete Rausch e Vera Rausch relembram a história do memorial