Governadores do Rio Grande do Sul se reúnem nos 100 anos do Palácio Piratini

18/05/2021
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

O Palácio Piratini abriu suas portas nesta segunda-feira (17) para uma lembrança importante. Há exatos 100 anos, a sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul era ocupada pela primeira vez. Com a pandemia e a necessidade de restrições ao público, o evento alusivo ao centenário começou com uma transmissão ao vivo direto do Salão Negrinho do Pastoreio e a presença de algumas das pessoas que construíram esta história: o atual governador Eduardo Leite e os ex-governantes Jair Soares, Pedro Simon, Olívio Dutra, Yeda Crusius e José Ivo Sartori.

– Minha alegria de poder estar com cada um deles hoje, afinal, a história do Rio Grande do Sul passa por estes mandatos, conferidos pelo voto popular, numa liderança constituída através das suas vidas e que se expressou nos seus trabalhos. E na impossibilidade de termos um grande número de pessoas para celebrar o aniversário do Palácio Piratini, a presença dos senhores e da senhora é muito importante para representar muitos gaúchos e gaúchas que celebram junto com a gente – disse Leite na abertura da transmissão.

No último século, os principais episódios da vida política do Estado foram vividos no palácio. Fatos, personagens e vidas se misturaram, construindo a identidade política gaúcha.

– Fico imaginando o quanto que meus colegas e ex-governadores têm de histórias, lembranças de boas lutas políticas, sempre com decência e grandeza, uma característica da política do Rio Grande do Sul, não obstante tenhamos as diferenças políticas e ideológicas, com visão de futuro e sempre buscando atender à nossa população. Cada um a seu tempo, do seu jeito e no período que lhe foi reservado para ser governador do nosso Estado, usou deste espaço para fazer a grande política, a política que move, que me inspira e que, certamente, mobilizou tantas outras pessoas ao longo de seus mandatos. Em nome do povo gaúcho, meu agradecimento a quem fez a história do nosso povo e deste palácio – completou o atual governador e morador do Piratini.

 

Site do centenário

Mesmo completando um século de história, o Palácio Piratini ainda é desconhecido para muitos gaúchos. Como parte da celebração do centenário, o patrimônio gaúcho ganha um site especial, www.palaciopiratini.rs.gov.br, para que esse espaço histórico também passe a fazer parte do mundo virtual, proporcionando que seus detalhes sejam conhecidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

O novo portal traz um panorama geral da história e da atual realidade da sede do Executivo, incluindo linha do tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural. Em uma segunda etapa, estarão disponíveis sessões com conteúdos especiais voltados à compreensão do espaço e acervo presente no palácio. O site será a matriz virtual deste patrimônio gaúcho, uma oportunidade de proporcionar acesso, mesmo que digital, a este espaço ainda pouco conhecido pela população.

A programação do centenário no Piratini se estenderá por um ano, com outras programações e atrações, que serão divulgadas gradualmente. Tudo poderá ser encontrado no site especial www.palaciopiratini.rs.gov.br.

 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela