Lavagem ecológica de carros: Uma tendência sustentável

18/05/2021
Lavagem tradicional utiliza 1.000 vezes mais água do que a lavagem ecológica no processo de limpeza de veículos

Lavagem tradicional utiliza 1.000 vezes mais água do que a lavagem ecológica no processo de limpeza de veículos

Luis Carlos Engel (foto) é proprietário da Toretto´s Garage, uma empresa que fornece serviços de estética automotiva como cristalização de faróis, aplicação de cera, revitalização do painel e descontaminação dos vidros, com destaque para o serviço de lavagem ecológica. Na entrevista a seguir, Luis Carlos explica o processo:

 

O que é lavagem ecológica?

Luis Carlos – Existem quatro tipos de lavagem de veículo: A lavagem tradicional que utiliza água fria, a lavagem com água quente, a lavagem com água a vapor e a lavagem ecológica que utiliza pouca água e que por isso alguns chamam também de lavagem a seco. Não é uma lavagem totalmente seca, pois se utiliza um pouco de água. Para fazer um carro é equivalente a um copo de água de 300ml até 500ml. Uma lavagem tradicional usa em média de 200 a 300 litros, então essa lavagem ecológica veio para diminuir o consumo da água e por isso é mais sustentável.

 

Como funciona o procedimento da lavagem ecológica?

Luis Carlos – Utilizo três flanelas de microfibra e um borrifador com o produto diluído em água. O produto é borrifado, deixando agir por certo tempo, em seguida é feita a remoção da sujeira com flanelas – primeira flanela vai retirar a sujeira mais grossa, a segunda vai retirar o resto da sujeira e uma terceira tem a função de lustrar o automóvel. O produto que a gente utiliza, para fazer essa limpeza, tem componentes a base de cera de carnaúba, que além de limpar, protege e abre o brilho, uma proteção para a pintura do veículo que dura em torno de 10 a 15 dias, que seria o intervalo de uma lavagem a outra.

 

Você tem um ponto fixo ou vai até o cliente?

Luis Carlos – Tenho um ponto fixo, mas 90% das pessoas pedem que eu vá até eles. Como todo o equipamento e produtos cabem no porta malas do carro, permite que eu vá até o cliente, proporcionando tempo ao cliente para cuidar outros compromissos.

 

Quais as diferenças entre a lavagem tradicional e a lavagem ecológica?

Luis Carlos – Entre várias diferenças, dou destaque a duas. Primeiro, a lavagem ecológica se limita a sujeira do dia a dia, poeira e demais situações, diferente de um carro que fez uma trilha, por exemplo, ou passou por obras e atraiu marcas de detritos asfálticos, nesses casos somente a lavagem tradicional resolve. Em segundo, seria a questão do tempo do processo: onde a tradicional leva em média 45 minutos, a ecológica por ser mais detalhada e manual, levando em torno de 1h30. Algumas pessoas questionam a lavagem ecológica por receio de danificar a pintura, mas usando produtos de qualidade, microfibras de boa gramatura, aplicando a técnica correta e fazendo o processo à sombra com a lata fria, o resultado é surpreendente, podendo inclusive ser feito pelo proprietário.

 

Como você acha que a lavagem ecológica impacta no consumo de água?

Luis Carlos – Vamos imaginar uma cidade com 25 mil habitantes, que conta com 10 mil carros. Se esses 10 mil carros fizerem uma única lavagem tradicional, isso vai gerar um consumo de dois milhões de litros de água. Supondo que cada pessoa beba 2 litros de água por dia, estamos falando do consumo de 40 dias em uma lavagem. Finalizando, essa é a mensagem que a gente quer passar, de consumo racional e uma maior consciência em relação ao meio ambiente e a natureza. Para maiores informações é possível entrar em contato com a Toretto´s Garage pelo número (51) 98686-8945 ou pelas redes sociais @torettosgaragem.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela