Weber Haus irá investir R$ 35 milhões em nova fábrica na região de Ivoti

18/07/2022
Fonte: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

Foi no ano de 1824 que a família Weber decidiu deixar a cidade alemã Hunsrück para fixar residência no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha. Em 1848, eles decidiram plantar cana-de-açúcar e iniciaram o processo de produção de cachaça para consumo. Mas foi só depois de um século, em 1948, que começou o projeto comercial da destilaria H. Weber. A marca passou por diversas gerações da família Weber, até que no ano de 2001, os netos do criador da empresa decidiram criar a marca Weber Haus, e fizeram uma reestruturação completa na destilaria, criando novos nomes para os produtos e um novo design para os rótulos.

O projeto foi tão bem sucedido que a marca decidiu ampliar o seu portfólio e investir em outras bebidas além da cachaça, como o gin e o rum. Com mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, hoje a Weber Haus exporta para 27 países como China, Luxemburgo, França, Japão, Inglaterra, entre outros. Com o objetivo de alçar voos maiores, a destilaria acaba de anunciar que vai construir uma nova fábrica na cidade de Ivoti. “Nosso objetivo com esse novo projeto é conseguir ampliar nossa atuação no mercado externo, que exige bastante volume”, afirma Evandro Weber, diretor da Weber Haus.

O investimento do projeto que deve levar aproximadamente 10 anos é de R$ 35 milhões. A nova fábrica será totalmente 4.0, automatizada, e com foco na sustentabilidade: geração de gás e energia de biomassa e energia fotovoltaica. “Nós utilizamos o bagaço, a palha e o caldo que sobra da destilação na produção de um composto que é utilizado como adubo na plantação da cana-de-açúcar”, explica Weber. Hoje, a Weber Haus costuma moer 12 toneladas de cana, e com esse novo projeto, vai ampliar mais 100 toneladas.

Além da colheita própria de cana e duas parcerias com agricultores familiares, o objetivo é conseguir ampliar a cadeia produtiva através de um projeto em parceria com a prefeitura, com a Emater e com os agricultores familiares. A expectativa é que mais 20 famílias se tornem fornecedoras da marca através do plantio de cana. O novo projeto da Weber Haus também irá ampliar o quadro de funcionários da destilaria. Hoje são 42 funcionários, mas com a nova fábrica, a expectativa é contratar mais 60 pessoas.

 

Setor de inovação

Além do projeto da nova fábrica, esse ano a Weber Haus decidiu criar o setor de inovação. Com o objetivo de evitar perdas ou prejuízos por conta de decisões precipitadas, a destilaria adotou uma ferramenta utilizada pela Nasa em seus projetos. Ela funciona da seguinte forma: primeiro surge a ideia de um novo produto ou algo similar, depois é feito um estudo detalhado e o projeto só continua se ele conseguir uma pontuação maior do que seis ou sete após uma avaliação.

“Esse recurso está dando certo, e por mais que a Weber Haus tenha bastante tempo de estrada, nós estamos sempre buscando melhorias e investimentos em novas tecnologias, pois é importante para qualquer empresa estar atenta com o que está acontecendo no mundo e buscar sempre se atualizar”, reforça Weber.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela