Estreia do curta-metragem “A Viagem de Jacinto”
Neste sábado, às 18h30, o ECAM – Espaço Cultural Antiga Matriz de Dois Irmãos será palco da estreia do curta-metragem “A Viagem de Jacinto”, uma obra que combina a curiosidade infantil com a criatividade humana por meio da magia do teatro de sombras e do cinema. A exibição será aberta ao público, com entrada gratuita e classificação livre.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, a produção do Clube da Sombra em parceria com a Cia Teatro Lumbra foi gravada em locações de Dois Irmãos e Morro Reuter. A história acompanha duas crianças que vivem na zona rural e, enquanto acampam no pátio de casa em uma noite de inverno, brincam com uma lanterna e um boneco de papelão chamado Jacinto. Através de sua imaginação, a brincadeira de teatro de sombras ganha novas proporções, e Jacinto é lançado em uma viagem espacial pelos confins do universo.
Durante a jornada intergaláctica de Jacinto, a trama mistura ciência e fantasia, revelando histórias fascinantes sobre mitologia, astronomia e curiosidades tecnológicas. Em meio a essa jornada, o filme traz à tona questionamentos e descobertas que unem a imaginação infantil com o universo da ciência.
Com criação de Alexandre Fávero (Dois Irmãos/Brasil) e Pablo Longo (Mendoza/Argentina), o curta conta ainda com a colaboração no roteiro de Têmis Nicolaidis (Porto Alegre/Brasil). A equipe técnica ainda conta com Fabiana Bigarella (produção executiva e administração do projeto), Mainô Türck e Fabrício Fros Fortes (locuções), Mauricio Frohlich (proponente e operação de câmera) e Gustavo Türck (operação de câmera e finalização de som).
Exposição fotográfica “HUACHU”, por Guto Oliveira
Segue até o dia 24 de novembro, no Espaço Cultural Antiga Matriz, a exposição fotográfica “HUACHU”, do fotógrafo documental independente Guto Oliveira. A série propõe uma reflexão visual sobre as mudanças socioambientais no bioma Pampa e a relação cultural entre o gaúcho e suas tradições. Com imagens impactantes, o projeto destaca a urgência de preservar tanto a natureza quanto a cultura desse ecossistema único. A exposição conta com o apoio de Artmello, MG e Toyota CarHouse. A visitação pode ser feita aos sábados e domingos, das 13h às 17h, com entrada franca.