Evento segue até domingo (20), com diversas atrações no Centro da cidade
Reconhecido pela administração municipal como o maior evento cultural, turístico e econômico de Morro Reuter, iniciou nesta quinta-feira (17), a 6ª Festa Nacional da Lavanda.
A principal atração da noite foi o show nacional com a banda Nenhum de Nós, que ocorreu na quadra de esportes da escola estadual João Wagner. Moradores e visitantes lotaram o espaço para dançar e cantar com a banda, que levou ao palco sucessos como O Astronauta de Mármore, Você Vai Lembrar de Mim, Julho de 83, Camila, Camila e Amanhã ou Depois. Antes, subiu ao palco a banda DizRock, recepcionado o público para uma noite de muita música.
Promovida pela Associação Cultural, prefeitura e Ministério da Cultura, a festa segue até domingo (20), com diversas atrações no Centro da cidade. A programação de shows ainda conta com bandas como San Marino e Rainha Musical, nesta sexta-feira (18); Os Atuais, Champion, Passarela e The Willers, no sábado (19); e Canção Nativa, Brilha Som, Pandora e Terceira Dimensão, no domingo (20). Além dos shows, tem Exposição da Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato, visita a lavandário, praça de alimentação, parque de diversões e brinquedos infláveis.
Cerimônia de abertura foi prestigiada pelo Secretário de Turismo do RS
Prestigiada por diversas autoridades do município e região, a cerimônia de abertura também contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. “Que alegria poder estar aqui, em um dia tão especial. Retornar à nossa querida Morro Reuter e ver a cidade preparada, decorada, no clima da nossa Festa da Lavanda”, disse ele, elogiando o trabalho realizado pela administração municipal. “Tenho acompanhado o esforço que tem sido empreendido em Morro Reuter, não só para oferecer uma cidade com infraestrutura, educação de qualidade e saúde condizente, mas também para trazer uma nova matriz econômica, que é transformadora na economia e que salvou muitos países da crise, que é o turismo. O turismo, para nós do RS é, ainda, uma matriz econômica muito recente, mas quando chegamos a um evento como este e percebemos o tamanho que a mídia proporcionou com relação à divulgação, quando ligamos a televisão e encontramos receita elaborada com a lavanda, no bolo, no sorvete, no queijo, e conseguimos compreender o tamanho da diversidade que esse produto pode ofertar, começamos a acreditar que é possível realizar os eventos como vocês tem realizado”, destacou.
Durante a sua fala, o secretário também deixou um recado para os empreendedores do turismo, especialmente àqueles dedicados à lavanda. “O turismo nunca foi simples. Nunca foi uma prova de velocidade; foi sempre uma prova de resistência, persistência, insistência, e sei que muitos de vocês, muitas e muitas vezes, se perguntaram se ainda valia a pena investir nessa produção; pois quero dizer para vocês com toda a convicção de quem vive e convive no núcleo de turismo: não há produto mais nobre no turismo do que os nossos campos de lavanda, o nosso óleo de lavanda, a planta da lavanda. Portanto, valorizem esse ativo que vocês tem construído aqui, às duras penas, pois logo, logo o reconhecimento vai chegar, e o mundo vai descobrir que aqui, na entrada do nosso Vale, temos um paraíso das lavandas para celebrar a vida e o renascimento”, completou.
Prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro destacou a felicidade ao realizar a 4ª edição da festa durante a sua gestão. “Sinto-me muito feliz. Que alegria tê-los conosco nessa noite de lua cheia, numa linda noite de Primavera, para a abertura da 6ª Festa Nacional da Lavanda. A expectativa é grande. A comunidade estava ansiosa na espera da realização dessa festa”, disse ela, destacando que a administração municipal não mediu esforços para realizar mais um grande evento, com atrações gratuitas à comunidade. “Tudo foi planejado com muito carinho e pensado na intenção de todos serem acolhidos por nós e viverem intensamente quatro dias de festa”, destacou, agradecendo aos incentivos do Ministério da Cultura e patrocinadores.
Faltando pouco mais de dois meses para o final da sua gestão como prefeita, Carla destacou a importância da lavanda para a cidade. “Morro Reuter compreende uma linda e grande história de vida, uma realidade construída, e foi assim que a Lavanda chegou ao nosso município, tornando-se hoje a flor símbolo de Morro Reuter e sendo a protagonista desta grande festa”, disse ela, lembrando que a flor é cultivada desde 1997 e aos poucos foi ganhando espaço dos setores da agricultura, cultura, turismo e economia.
PROGRAMAÇÃO
18/10- Sexta-feira
19h- Banda San Marino
22h- Banda Rainha Musical
19/10 – Sábado
9h- Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
10h- Bandinha Típica– Espaço cultural
10h- Festival de Danças: Diversidade em Movimento
13h- Bandinha Típica– Espaço Cultural
14h- Banda Os Reis
16h- Banda Os Atuais
16h- Acústico com Jonathan Steffen (Juninho) – Espaço Cultural
18h- Banda Champion
20h- Show com Marcelo Serra
22h- Banda Passarela
00h- Banda The Willers
20/10 – Domingo
8h- Caminhada: Pelos Caminhos da Lavanda – 5ª edição
9h- Abertura da Exposição de Indústria, Comércio, Agricultura, Artes e Artesanato
10h- Bandinha Típica – Espaço Cultural
10h30- Show com Canção Nativa
13h- Bandinha Típica – Espaço Cultural
14h- Show com Cleiton Borges
15h- Johnny & Zendaya – Espaço Cultural
16h- Banda Bilha Som
18h- Show Pandora
20h- Banda Terceira Dimensão
22h- Encerramento da Festa