Black Friday: especialista alerta consumidores para principais cuidados

18/11/2020
Fonte: Bom Dia Minas

Fonte: Bom Dia Minas

Faltam menos de 10 dias para uma das datas mais esperadas pelo comércio e por muitos consumidores, a Black Friday, mas já tem promoção antes mesmo do dia oficial, 27 de novembro. Por causa da pandemia, a expectativa é de aumento nas vendas virtuais. Para evitar golpes, propagandas enganosas e pegadinhas algumas dicas são importantes.
O advogado Lucas Zandona disse que algumas lojas costumam aumentar o preço do produto na véspera da promoção e enganar os consumidores com promoções que não existem. “É importante o consumidor monitorar o preço dos produtos antes da Black Friday, observar a questão do frete e verificar se o site é confiável. Se o consumidor perceber que o preço de um produto está subindo nas últimas semanas, é importantíssimo formalizar uma representação ao Procon ou ao Ministério Público. Existe um decreto federal dizendo que todo site deve mostrar o endereço físico e o CNPJ da loja”, explica.
Os falsos anúncios de produtos em promoção, que aparecem principalmente nas redes sociais, têm sido motivo cada vez mais frequente de reclamações dos consumidores nos órgãos de defesa do consumidor, de acordo com informações divulgadas pelo Procon.


Dicas do Procon e do advogado especialista:
1.
Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas;
2. Durante as próximas semanas, pesquise a evolução do preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores;
3. Confira se o produto que você deseja adquirir existe de fato no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional mas a loja não entregou alegando falta de estoque;
4. Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo;
5. Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou mensagem no celular (SMS);
6. Se o site oferece como opções de pagamento apenas o boleto bancário e/ou transferência bancária, desconfie. Isso é um forte indício de golpe;
7. Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura.
8. Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver;
9. Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.


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