Fonte: g1 RS
A capacidade de resistência de mulheres vítimas dos mais diversos tipos de opressão é o tema da exposição “Resiliência - Histórias de mulheres que inspiram mudanças”, que entra em cartaz a partir desta quarta-feira (16) no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A entrada é gratuita. Veja mais fotos abaixo.
A mostra reúne fotos produzidas por 17 fotógrafos, de 13 nacionalidades, que retratam questões como sexismo, violência de gênero, direitos reprodutivos e igualdade de gênero. Organizada pela Fundação The World Press Photo, em parceria com o governo dos Países Baixos, a exposição apresenta registros premiados em concursos da World Press Photo entre 2000 e 2021.
Uma das obras em cartaz é “Finding Freedom in the Water” (acima), da fotógrafa norte-americana Anna Boyiazis, que retrata alunas de Zanzibar, um arquipélago da Tanzânia, na Oceania, que aprendem a nadar e a realizar salvamentos na água. Tradicionalmente, meninas deste local são desencorajadas a aprender a nadar, supostamente devido à falta de roupas de banho “recatadas”.
Outra fotografia em cartaz é “Crying for Freedom”, da iraniana Forough Alaei, que documentou torcedoras proibidas de entrar em estádios de futebol no Irã. Sob risco de serem presas, as torcedoras costumam se disfarçar de homens para vivenciar uma partida. No dia da foto de Alaei, o presidente da Fifa estava no estádio, o que gerou uma permissão temporária para que um pequeno grupo entrasse no estádio.
A exposição inclui ainda fotografias de Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning e Fulvio Bugani.
A World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955 na Holanda. Conhecida por realizar anualmente uma das maiores premiações de fotojornalismo do mundo, a organização promove exposições itinerantes com as obras vencedoras.
Resiliência – Histórias de mulheres que inspiram mudanças
De 16 de novembro a 4 de dezembro
Casa de Cultura Mario Quintana, Espaço Oliveira Silveira (5º andar), Rua dos Andradas, 736
Diariamente, das 10h às 20h
Entrada franca