(Fotos: Divulgação)
Douglas Büttenbender, 24 anos, morador da localidade de Walachai, em Morro Reuter, sagrou-se campeão em três campeonatos de Enduro de Regularidade em 2020. Ele conquistou o Campeonato Gaúcho, a Copa RS e a Copa Brasil na categoria Júnior / Intermediária. O Enduro de Regularidade é uma competição em que os pilotos de moto seguem as orientações de uma planilha de navegação, com auxílio do GPS, para percorrer as rotas no tempo estabelecido. Ao final, vence o competidor que tiver menos pontos descontados.
A final da Copa Brasil (Campeonato Brasileiro) ocorreu em Lavras, Minas Gerais. “Foi uma prova muito difícil, a mais difícil que fiz até hoje. O forte calor e o desgaste físico atrapalharam nos cerca de 280 km de trilhas em dois dias de prova, contra pilotos de todo o país”, comenta o jovem, que faz trilha há quatro anos e compete há dois anos e meio. Ele faz parte do grupo “Trilama”, de Morro Reuter, que conta com cerca de 20 pilotos. Nas competições, Douglas leva também o nome do grupo “Pampas off Road”, que é um grupo de Enduro de Regularidade com todos os pilotos do Rio Grande do Sul – atualmente são mais de 280. Sobre o “Pampas off Road”, Douglas reforça: “Mesmo adversários nas trilhas, não temos nenhuma rivalidade, pois a disputa é contra nós mesmos, nós temos que nos superar, seguindo as coordenadas e com atenção ao nosso tempo. Somos uma família”.
O Departamento de Desporto de Morro Reuter divulgou nota dizendo que reconhece e parabeniza o grande feito conquistado por Douglas, e aproveita a oportunidade para fortalecer laços com a modalidade visando futuras parcerias.