Lei Paulo Gustavo contempla 17 projetos em Dois Irmãos

18/12/2023
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Foram divulgados oficialmente na sexta-feira (15) os projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, em Dois Irmãos. Ao todo, 33 projetos foram inscritos, sendo que foram 17 contemplados e 5 desclassificados. O prazo para apresentação de recursos dos proponentes que inscreveram projetos que não foram classificados encerrou esta semana.

Os projetos classificados são dos segmentos de audiovisual, música, teatro, dança e outras artes. Entre eles, será distribuído um valor de aproximadamente R$ 309 mil, do Governo Federal, em decorrência da pandemia da Covid-19. De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, “embora a pandemia já tenha acabado oficialmente, o recurso ainda é considerado emergencial, pois muitos trabalhadores da cultura sofreram quedas em suas receitas naquele período e ainda estão em fase de estruturação”.

Para Luis Gustavo de Oliveira, contemplado com o projeto Wurzel, na categoria Demais Áreas da Cultura, a Lei Paulo Gustavo é de extrema importância para que artistas locais tenham as condições necessárias para viabilizarem seus projetos e cumprirem a sua função cultural e artística na sociedade. “Fiquei muito feliz por ter meu projeto aprovado. WURZEL é um ensaio fotográfico sobre os 200 anos da imigração alemã no município. Este projeto visual falará sobre as raízes da imigração alemã, sua influência na sociedade atual e a sua relação com as novas raízes que estão sendo plantadas por outras etnias. Destaco o amparo que o Departamento de Cultura de Dois Irmãos e a Kunst Empresa de Cultura deram aos artistas locais na preparação para a Lei Paulo Gustavo”, comenta.

Já Cristiano Schenkel, que teve o projeto Cinema nos Bairros contemplado na categoria Audiovisual Inciso II, diz que a Lei Paulo Gustavo é extremamente importante para o investimento na área cultural. “É também um respiro e incentivo para nós, artistas, que sofremos muito durante a pandemia. Ter sido contemplado foi como um prêmio pela resistência da arte nos últimos anos”, comemora.

Ana Maria Bocchese, que contemplou o projeto Piano para Todos na categoria Demais Áreas da Cultura, salienta que editais que apoiam projetos culturais sonhados por pessoas que trabalham com cultura nas suas mais diversas formas são sempre bem-vindos. “Eu, como professora de música, mais especificamente de piano, vejo como uma oportunidade muito rica de estender o trabalho que já venho desenvolvendo com meus alunos particulares, só que agora abrangendo um maior número de pessoas. Afinal, tocar piano pode sim ser uma atividade para todos que sentirem desejo de se aventurar nesse universo”, diz.

Nos próximos dias, o Departamento de Cultura irá marcar a assinatura do Termo de Execução e realizar os repasses. “Até o final do ano queremos que o dinheiro esteja na conta dos fazedores de cultura do nosso município”, comenta Elisandra, elogiando a qualidade dos projetos.

A prorrogação da Lei Paulo Gustavo foi aprovada na última semana, na Câmara dos Deputados, o que possibilita que os estados e municípios possam aplicar seus recursos com mais tranquilidade, uma vez que o prazo final seria 31 de dezembro deste ano. “Com a prorrogação, vamos poder lançar uma segunda chamada, em breve, pois não tivemos inscritos suficientes para todo o recurso. Além disso, teremos ótimos projetos acontecendo no decorrer de 2024”, finaliza Elisandra.

A lista de documentos está no edital e também pode ser solicitada pelo e-mail lpg.culturadi@gmail.com.

 

 

Projetos classificados:

 

Audiovisual Inciso I

– Anderson Dilkin: Somos Capazes

– Maurício Frohlich: A Viagem de Jacinto

– Associação Rota Colonial de Dois Irmãos: Memórias Faladas – A História Que Não Está Nos Livros

– Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos – Aaphecdi: Amigos da Antiga Matriz

– Lucas Konrath: Só Uma Xícara Session

 

Audiovisual Inciso II

– Carlos Alberto Klein: Dois Irmãos em Movimento

– Cristiano Luis Schenkel: Cinema nos Bairros

 

 

Demais áreas da cultura

 

Grupos/Coletivos

– Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos – Aaphecdi: Lembranças Daqui

– Carlos Alberto Klein: A Arte na Educação da Saúde Mental

– Thaís Backes Klein: Coletivo Margaridas em Cena – Memórias Entrelaçadas – Circulação

– Alexandre Gindri Fávero: Criaturas da Literatura

– Guto Oliveira: Wurzel

Individual

– Guadalupe Rausch Tomazzoli: Desenhança: Do Corpo Ao Traço

– Giulia Menchik Bocchese Flores: Além das Cores: Descobrindo O Daltonismo

– Associação São Francisco de Assis: Espetáculo Dança Sobre Rodas

– Ana Maria Menchik Bocchese: Piano para Todos

– Luciano Camargo: Música da Criança ao Vovô


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela