Dois Irmãos receberá 400 doses para iniciar vacinação contra a Covid-19

19/01/2021
(Foto: Governo RS)

(Foto: Governo RS)

A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos pretende iniciar ainda nesta terça-feira (19) a vacinação contra a Covid-19. A chegada das primeiras doses está prevista para esta tarde.

– A partir das 14h estávamos autorizados a retirar (as doses) em Porto Alegre. Vai depender do tempo que vai demorar a liberação lá, mais o trajeto até Dois Irmãos. Mas pretendemos iniciar ainda hoje, assim que chegar – informou o prefeito Jerri Meneghetti.

Quando conversou com a redação do JDI, Jerri informou que um motorista do município já havia se deslocado para a Capital. A previsão para Dois Irmãos, neste primeiro momento, é de 400 doses. Sabe-se que a primeira pessoa a ser vacinada no município será um profissional da Saúde que atua diretamente no serviço de atendimento à Covid-19.

 – A primeira pessoa a ser vacinada será o Otávio Augusto Costa, servidor concursado e responsável pela vigilância epidemiológica e que está atuando diretamente nas coletas para os testes desde o início da pandemia – contou o prefeito, que responde interinamente pela Secretaria da Saúde.

A vacinação está prevista para iniciar na Unidade Covid que opera no futuro posto de saúde do Vale Verde. Vale lembrar que a primeira etapa é destinada aos profissionais da Saúde e idosos nas clínicas de geriatria e casas especializadas em cuidados da terceira idade. 


“Muito feliz pelo convite”

Otávio Augusto Costa, 52 anos, trabalha há 23 na Secretaria da Saúde de Dois Irmãos. Em nota publicada no site da prefeitura, ele falou sobre o momento histórico:

Muito feliz pelo convite e em poder representar os demais colegas que estão trabalhando na linha de frente contra o coronavírus – declarou.

A aplicação da primeira dose deve ocorrer no final da tarde e, após, os demais profissionais da área começarão a receber a imunização.

 

 

***

 

Morro Reuter

Em Morro Reuter, a prefeita Carla Chamorro informou que o município não deve receber a vacina nesta terça-feira (19).

– Vários municípios não estão recebendo hoje, por isso ainda não sabemos quantas doses serão – disse ela.

Mesmo assim, a Secretaria da Saúde está preparada para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem. Nesta primeira etapa, o público-alvo é formado por trabalhadores da saúde, seguidos de pessoas com 80 anos de idade ou mais, pessoas com 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais e indígenas. Morro Reuter tem 75 profissionais da saúde, 1.099 idosos acima de 60 anos e 170 idosos acima de 80 anos. No interior e no Centro, a prefeitura informa que equipes se deslocarão para atender aos moradores. O município também destaca que conta com estoque suficiente de seringas para toda a demanda.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela