Rio Grande do Sul de luto pela morte do cantor e compositor Telmo de Lima Freitas

19/02/2021
Fonte: GZH

Fonte: GZH

O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, 88 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (18), em Cachoeirinha. Ele deixa os filhos Ione, Ana Elisa, Leonardo (Kiko) e Lúcio, além de sete netos e seis bisnetos. De acordo com a família, a causa da morte será investigada. O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, decretou luto oficial de três dias na cidade. A cremação ocorreu na tarde desta sexta (19), no cemitério Rainha da Paz, em Cachoeirinha.

Nascido em São Borja, Telmo é um dos mais representativos nomes da música gaúcha, sendo autor de sucessos como Cantiga de Ronda e Baile de Rancho. Com o título Esquilador, ele venceu a Calhandra de Ouro, maior prêmio da 9ª Califórnia da Canção Nativa, em 1979. Também ganhou, em 2009, o prêmio de melhor compositor e melhor CD regional no Prêmio Açorianos com o trabalho A Mesma Fuça. Admirador do trabalho de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa por terem cunhado o tradicionalismo, Telmo lamentou em 2013 os rumos do movimento.  Para ele, parte da geração que deveria praticar as tradições perdeu interesse pela cultura gaúcha.

— Hoje, a gurizada está muito preocupada com a música, mas não conhece as coisas do campo. Tem gente que gosta de Esquilador e não sabe o que é descascarrear (remover os excrementos que ficam aderidos à lã da ovelha antes da tosa). Ninguém pode gostar daquilo que não conhece — queixou-se, à época.

O artista também foi conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e patrono da Semana Farroupilha em 2009. Nas redes sociais, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, manifestou “seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”. 


› Compartilhe

COLUNAS

Renovação de vida (2)

Renovação de vida (2)

Opinião   28/09/2021

Semana Nacional da VIDA

Semana Nacional da VIDA

Opinião   21/09/2021

FOTOS DO DIA

Um bom lugar para um ninho de passarinho (Foto: Octacílio Freitas Dias)

  • Assinatura digital

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2021, Todos os direitos reservados Agência Vela