Voluntárias da Liga de Combate ao Câncer (Fotos: Divulgação)
No dia 13 de junho de 2004 surgia uma das mais importantes e reconhecidas entidades beneficentes de Dois Irmãos: a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Em 20 anos de trabalho voluntário, a entidade, que conta com núcleos em Morro Reuter e Santa Maria do Herval, ajudou muitos pacientes oncológicos e seus familiares, buscando amenizar a dor da doença. “A Liga busca amenizar os problemas daqueles que sofrem com o câncer, oferecendo um serviço humanizado para as pessoas que enfrentam este que é um dos piores problemas de saúde, bem como aos familiares, que precisam e merecem apoio neste momento difícil”, ressalta a presidente da entidade, Carmen Zamboni.
A Liga ajuda com medicamentos, fraldas, exames, biópsias, cestas básicas, alimentação enteral, produtos de higiene e limpeza. Também empresta cama hospitalar, colchão e colchão piramidal. Em alguns casos, também estende seu auxílio à comunidade em geral, como, por exemplo, através do empréstimo de cadeiras de rodas e banho, andadores, suporte de soro, muletas e bengalas.
Formada por um grupo de 35 mulheres, a Liga atua a partir de recursos provenientes da prefeitura, Poder Judiciário, Ministério Público, doações anônimas, parceiros e apoiadores, além, é claro, das suas diversas promoções realizadas ao longo do ano. Atualmente, a Liga assiste a 78 pacientes em Dois Irmãos, 19 em Santa Maria do Herval e 11 em Morro Reuter.
Agradecimento
Os 20 anos da Liga de Combate ao Câncer foram celebrados na sexta-feira (14), com um jantar no Restaurante Rock’s Bar. Durante a comemoração, a presidente Carmen ressaltou o trabalho da entidade, relembrou suas principais conquistas e também agradeceu a todos que contribuíram com o grupo ao longo de todos estes anos. “Comemoramos 20 anos de história, uma história traçada com trabalho, solidariedade, comprometimento e muito amor. Olhar para trás e ver tudo o que conquistamos dá forças para continuar seguindo o mesmo rumo. Dificuldades e percalços aconteceram, mas foi através deles que crescemos e somos o que somos hoje”, disse ela, agradecendo a voluntários, apoiadores, comunidade, prefeitura, Poder Judiciário, Ministério Público e ao Departamento de Servas da Comunidade Luterana. “Obrigada pela confiança em nós depositada, para que possamos atender e acolher tantas pessoas e famílias. Fazer o bem sempre faz bem”, completa.
Um pouco da história
A Liga de Combate ao Câncer do município foi fundada pela voluntária Sueli Velten Gernhardt, a convite da Liga de Ivoti, que na época atendia pacientes de Dois Irmãos. “Consideramos elas nossas madrinhas, pois nos ensinaram os primeiros passos do trabalho voluntário”, comenta Carmen.
A partir dali, começava um belíssimo trabalho no município. Após alguns anos atuando em salas cedidas ou alugadas, em outubro de 2011 a entidade inaugurou sua sede própria, na rua Gramado, endereço onde segue até hoje. “Sonhávamos em ter um espaço maior para atender nossos pacientes assistidos. Após anos realizando eventos para conseguir recursos, e com ajuda de voluntários e parceiros, adquirimos o terreno com um chalé de madeira para servir de sede”, lembra Carmen, contando que, anos mais tarde, iniciou o planejamento da construção da nova sede, uma vez que a antiga não atendia mais a demanda da entidade. Durante a construção, a Liga atuou em uma sala cedida pelo empresário Ricardo Wirth.
A inauguração da nova sede ocorreu em setembro de 2016. “Com a ajuda de profissionais de engenharia e arquitetura, empresários, parceiros, voluntários e com recursos dos eventos que realizamos, onde a comunidade foi uma grande parceira, conseguimos construir a sede nova, com 362m², com duas salas para atendimentos médicos, psicólogos, sala ampla para reuniões da diretoria, espaço para encontros com os pacientes assistidos e sala ampla para guardar os equipamentos”, comenta Carmen, ressaltando a importância da estrutura para a melhora do atendimento.
Buscando qualificar o atendimento aos pacientes, em abril de 2019 a Liga inaugurou seu próprio consultório médico. Neste local, são atendidos pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pela Secretaria da Saúde do município. Também podem ser agendadas consultas particulares. “Atualmente o Dr. Gabriel Volpato é o médico oncologista responsável. Ele atende quinzenalmente, sempre nas segundas-feiras à tarde”, reforça a presidente, destacando, também, que alguns procedimentos podem ser realizados no próprio município. “Através de uma parceria entre a Liga e o Hospital São José, administrado pelo Hospital Ana Nery, através de recursos públicos, o Dr. Gabriel, quando necessário, consegue fazer os pequenos procedimentos na casa de saúde”, completa.
Presidentes
Sueli Velten Gernhardt – Junho de 2004 a agosto de 2013
Carmen Hopner Zamboni – Agosto de 2013 a agosto de 2017 e atual presidente (gestão 2024/2026)
Cláudia Goetz – Agosto de 2017 a fevereiro de 2024