Invernada Mirim do Portal da Serra representa RS em rodeio nacional no Paraná

19/07/2023
Último ensaio da invernada mirim Barbosa Lessa ocorreu nesta terça-feira

Último ensaio da invernada mirim Barbosa Lessa ocorreu nesta terça-feira

Destaque no Festival Gaúcho de Dança (Fegadan) em 2022 e a convite do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a invernada mirim Barbosa Lessa, da ACTG Portal da Serra, de Dois Irmãos, irá representar o Rio Grande do Sul no 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), que ocorre de 20 a 23 de julho em Irati, no Paraná.

O evento, promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), e organizado pela 6ª Região Tradicionalista e prefeitura de Irati, ocorrerá no Centro de Eventos Willy Laars e contará com provas artísticas, campeiras e esportivas, reunindo tradicionalistas de vários estados brasileiros, entre eles, RS, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do Distrito Federal.

As provas artísticas reunirão aproximadamente 4 mil e 500 inscritos. De acordo com a patroa da ACTG Portal da Serra, Cristiane Frühling Wagner, a entidade dois-irmonense disputará as Danças Tradicionais Campesinas, que reúne sete invernadas, do RS e SC. Outros dois grupos gaúchos estão concorrendo: CTG Sinuelo das Coxilhas, de Espumoso, e CTG Porteira da Serra, de São Marcos.

As apresentações da categoria ocorrem na tarde de sexta-feira (21). Os quatro primeiros colocados garantem vaga na final, que ocorrerá no domingo (23). Segundo a patroa Cristiane, a participação no rodeio nacional celebra o trabalho e a evolução do grupo no último ano. “É uma alegria que não cabe no peito; não sei quem está mais eufórico, eles (dançarinos) ou nós”, diz ela.

No Portal há 7 anos, o instrutor James Pereira destaca que participar do evento já é um grande feito, uma vez que o grupo está entre os melhores do Brasil.  “É uma competição difícil, mas o grupo está muito bem ensaiado. Eles estão muito bem psicologicamente, estão firmes e todos sabem muito bem o que tem que fazer”, diz ele, destacando a felicidade em viver este momento ao lado da entidade. “Sem dúvida alguma, este momento está sendo mágico e encantador, não apenas pelos resultados obtidos, mas por a entidade estar entendendo uma filosofia de trabalho”, completa.

 

VIAGEM

A invernada, formada por aproximadamente 30 dançarinos, viaja para o Paraná na manhã desta quinta-feira (20), acompanhado por um grupo de responsáveis, formando por cerca de 20 pessoas. O transporte para a viagem foi custeado pela prefeitura de Dois Irmãos.

Além da patroa Cristiane e do instrutor James, o grupo também estará acompanhado dos instrutores auxiliares Emanuelle Wagner e Erick Clement, da Coordenadora da Invernada Daiana Glier e da Coordenadora Artística Eveline Portelinha.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela