(Foto: Octacílio Freitas Dias)
Nesta segunda-feira (19), às 18h, no Espaço Cultural Antiga Matriz, acontece a Assembleia Pública Municipal da Consulta Popular 2019/2020. Os dois-irmonenses são convidados a participar na escolha de prioridades para o município e a região. A Consulta Popular prevê R$ 20 milhões para todo o Estado do Rio Grande do Sul. O valor destinado ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) é de R$ 742.857,14.
Segundo informações da prefeitura de Dois Irmãos, foram definidos três projetos para composição da cédula de votação do CONSINOS, e um projeto eleito com valor de 100%. O caderno de diretrizes apresentado está disponível no site www.consinos.br, na aba ‘Documentos’. As áreas temáticas que integram o caderno de diretrizes foram focadas em sete projetos do Planejamento Estratégico do CONSINOS 2015-2030, os quais serão discutidos nas assembleias públicas municipais. São eles: a) Revitalização de parques, praças e áreas histórico-culturais da região; b) Desenvolvimento da economia ambiental e agricultura familiar e orgânica; c) Criação do Escritório do Investidor do CONSINOS, proporcionando o aumento da competitividade de empresas estabelecidas na região; d) Desenvolvimento de programas de incentivo para a indústria do Turismo aproveitando os potenciais regionais; e) Ampliação e implantação de ações para o desenvolvimento da agroindústria e aumento da produção de alimentos orgânicos; f) Desenvolvimento da Economia popular solidária com o estímulo à formalidade; g) Ampliação do sistema de coleta seletiva de lixo, promovendo os programas municipais de gestão de resíduos.
ASSEMBLEIA REGIONAL
Os projetos eleitos nas assembleias municipais da região serão levados à Assembleia Regional Ampliada, terceira etapa do processo, que ocorre no dia 21 de agosto, na Universidade Feevale (Novo Hamburgo). A votação da Consulta Popular em todo o Estado será nos dias 4, 5 e 6 de setembro, com voto somente em meio eletrônico (on-line: vota.rs.gov.br, off-line e via SMS). Na oportunidade, a população elegerá os principais projetos de sua região.