Oficina de arte com observação foi realizada no ECAM
Na segunda-feira, 17 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Para celebrar da melhor forma, o Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM) trouxe uma oficina especial, que conectou arte, memória e história.
O artista visual e ilustrador Bruno Lorenz foi o convidado principal para essa comemoração. Ele trouxe as propostas de observação “O edifício que nos habita – desenho, memória e identidade no espaço edificado”, separadas em duas dinâmicas e para dois públicos diferentes.
A primeira oficina aconteceu pela manhã, para os alunos da turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 10 de Setembro. A outra aconteceu à tarde, de forma gratuita, via inscrições, e juntou público de Dois Irmãos, Novo Hamburgo e Sapiranga.
A proposta inicial buscava desafiar os participantes em quatro etapas de um mesmo desenho com referência: desenhar em 3 minutos, em 25 segundos, com referência de cabeça para baixo e com a mão não-dominante, e desenhar sem olhar para o papel.
Seguindo com a segunda dinâmica, o artista propôs um desenho coletivo. Grupos em quantidades semelhantes foram separados, e cada participante recebeu uma parte da imagem para desenhar e colorir somente com dois tons de giz pastel oleoso.
O evento que buscava aprender a traduzir a arquitetura local em uma linguagem gráfica cheia de afeto, reacendeu a importância do patrimônio histórico e de locais culturais. Cheios de histórias e “imperfeições perfeitas”, os prédios e tombamentos são parte crucial de Dois Irmãos.
Um pouco da história
A coordenadora do ECAM, Vera Maria Rausch, contou aos presentes sobre o passado e as batalhas da Antiga Matriz. “A igreja foi desativada como prédio religioso em 1975, e durante 20 anos ficou inativa. Após irmos atrás de muitas assinaturas para reabrir, foram longos 12 anos de restauro, até que em 2007 começaram as atividades culturais”, relembrou.
Hoje, a igreja conta com a Associação de Amigos da Antiga Matriz, que busca melhorias e continua com os restauros. “Temos essa família que cuida do Espaço Cultural, e desde 2010, graças ao convênio com a prefeitura de Dois Irmãos, conseguimos organizar eventos e atividades aqui”, comentou.
A chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, esteve presente na oficina e reafirmou a importância da Antiga Matriz. “Quando conhecemos a história de um lugar, cuidamos dele. A Antiga Igreja tinha como destino o tombamento, e hoje é um espaço referência para a nossa cidade”, frisou.
Ela também relembrou o início da trajetória da igreja. “Quando a Antiga Matriz começou a ser usada como espaço cultural, pouquíssimas pessoas vinham. Atualmente, se acontece algum evento aqui, é possível que faltem cadeiras por conta do grande público”, completou.
A ECAM divulga os eventos através das redes sociais (@ecantigamatriz), com agenda cultural completa ao longo do ano. O artista Bruno Lorenz compartilha mais de seu trabalho no Instagram @unspredinhos.