Fonte: Sedac / Foto: Rogério Bastos | MTG
As cavalgadas solidárias devem marcar o 20 de setembro em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul. Conforme informado na última semana, o tradicional desfile na Capital será substituído por passeios a cavalo descentralizados. De acordo com a 1ª Região Tradicionalista (1ª RT), que organizará os trajetos, as cavalgadas começarão às 8h30, com previsão de chegada ao Palácio Piratini às 9h.
A presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 e secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, explica que o Palácio estará recebendo doações durante todo o dia. “Estaremos por lá até às 17h desta quarta-feira para recolher os materiais que as pessoas atingidas pelas enchentes mais precisam neste momento. As cavalgadas solidárias são uma forma de unir forças e promover a solidariedade entre os gaúchos”, disse Gabriella.
A ideia de realizar cavalgadas solidárias foi construída em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. O intuito é arrecadar materiais para atender às demandas dos municípios atingidos, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama. A Comissão Estadual e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recomendou também que todos os municípios gaúchos adotem a iniciativa das cavalgadas solidárias. Ainda assim, as entidades que já têm programações em andamento, com destinação de recursos, poderão mantê-las.
Ainda segundo Gabriella, “as homenagens aos Festejos Farroupilhas que estão sendo organizadas em todo o Estado, em diversos formatos, têm o mesmo objetivo: a solidariedade”.