Por Sérgio Wirth (Milão – Itália)
Estamos aqui na feira Micam, que ocorre em Milão, na Itália. Temos um stand da Indústria de Calçados Wirth, no qual recebemos compradores de diversos países que visitam a Micam.
Para situar os leitores e leitoras, é bom dizer que a Micam Shoevent é o evento de calçados de nível médio-alto e alto, que traz as grandes novidades no nosso setor calçadista. Calçado masculino, calçado combinado, as últimas tendências em calçados femininos, sofisticados, para crianças, jovens e criações de renomados designers, tudo se encontra aqui.
A feira está andando como esperado.
Nesta segunda-feira (18) o dia foi bem movimentado e com muita visitação. No domingo (17) foi mais calmo e com visitação de clientes locais. São comerciantes que tradicionalmente não compram de fábricas fora da Itália. Isso é bem normal no primeiro dia.
As visitas de clientes atuais ou futuros vão se sucedendo em nosso stand da Wirth. A maior reclamação dos clientes europeus é o fato de que a temporada de verão foi ruim em vendas. Havia grande expectativa para essa temporada. Muitos esperavam se recuperar dos prejuízos anteriores. Mas aconteceu o contrário. Houve queda expressiva de vendas e, agora, os lojistas estão overestocados, têm muitos sapatos estocados.
Entre os principais motivos da venda estar baixa estão:
– A inflação alta;
– O elevado custo da energia devido à crise Russa e Ucrânia;
– Os juros altos;
– E, para completar, o tempo ruim que assolou o clima, pois a Europa sofreu intensas chuvas durante o principal período de vendas.
Mas isso é filme velho. É um cenário já conhecido. No entanto, todos esses fatores desfavorecem a reposição de estoque e compras novas. E aí quem vende sapatos para eles acaba sofrendo junto. Além daqueles fatores, existe, ainda, a questão de os preços no Brasil estarem altos devido a taxa de câmbio e ao custo Brasil, que não para de subir.
Como estamos bem acostumados a essas crises, não focamos nela. Nos esforçamos sempre em buscar uma saída para elas. E nos esforçamos em encontrar caminhos que nos permitam continuar fazendo a venda dos nossos produtos para esses clientes.
Temos ainda dois dias de feira nesta Micam. E esses dois dias serão bem importantes para avaliarmos a situação para o futuro.