(Foto: Arquivo JDI)
A chuva atingiu todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (19). Segundo a Climatempo, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai impulsiona a entrada de umidade e calor no Estado. Dessa forma, a instabilidade que começou pela Fronteira Oeste se espalhou para as demais regiões.
A Defesa Civil emitiu um alerta laranja para todo o RS. De acordo com o órgão, temporais isolados, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte, ocorrem no Oeste, na Campanha, na Costa Doce e no Sul. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões. O dia novamente foi quente e abafado, com a máxima chegando 30ºC em municípios como São Luiz Gonzaga e Iraí.
Como deve ser o fim de semana?
O Dia do Gaúcho, sábado (20), irá começar com pancadas durante a manhã na metade Oeste e na Campanha, avançando para as demais regiões a partir da tarde, com risco de novos temporais. O dia será marcado pela formação de um novo ciclone extratropical. Com isso, ventos moderados podem ocorrer, principalmente, no período da tarde.
No domingo (21), último dia do inverno, a tendência é que os gaúchos observem mais chuva forte e temporais. No entanto, as precipitações começam a perder força no fim da noite.
Próximos dias – Dois Irmãos
– Sábado, dia 20: Sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva. 17°C / 29°C
– Domingo, dia 21: Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa. 20°C / 25°C
– Segunda, dia 22: Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme. 12°C / 19°C