Tentativa ocorreu na semana passada
Na última quinta-feira, dia 15, um morador de Dois Irmãos foi alvo do golpe do cartão de crédito, mas felizmente percebeu a ação e não teve prejuízos financeiros. Neste caso, os estelionatários tentam enganar a vítima, dizendo que alguém tentou usar o cartão dela para fazer compras, e por isso ele precisa ser cancelado. Para isso, os golpistas pedem que as pessoas coloquem o cartão em um envelope e em seguida o entreguem a um motoboy, encaminhado pelos estelionatários.
O caso da semana passada já foi registrado na Polícia Civil. De acordo com o morador, a tentativa do golpe iniciou por volta das 15h, quando a vítima recebeu a ligação de uma mulher, se passando por funcionária da Central de Segurança de uma rede de lojas. “Ela disse que alguém estava tentando comprar no meu nome e que eu teria que ligar para o número indicado por ela, para cancelar meu cartão de crédito. Sabia meu nome completo, meu CPF, o número do meu cartão, tudo”, comenta o morador, que logo em seguida iniciou a conversa com um homem, por telefone. “Eu sequer disquei o número que ela me passou, e essa segunda pessoa já entrou na ligação”, conta ele, que logo começou a desconfiar de que se tratava de um golpe.
Conforme a vítima, o segundo golpista também sabia muitos dos seus dados. “Sabia meus dados pessoais, informações dos meus cartões, até meu endereço”, lembra o morador, contando que logo depois o golpista pediu que ele escrevesse uma carta, de próprio punho, autorizando o cancelamento dos cartões, e depois a colocasse, junto com os cartões bancários, em um envelope. “Falou para fazer isso e que um motoboy passaria para buscar. E ninguém apareceu”, completa o morador, que permaneceu durante mais de uma hora e meia em contato com os golpistas.