(Fotos: Divulgação)
Promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), ocorre em Brasília a 5ª Plenária Nacional da Juventude Rural. O evento iniciou na segunda-feira (21) e encerra nesta quinta (21), reunindo aproximadamente 200 jovens de todo o Brasil. O tema desta edição é “Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas”.
O estado do Rio Grande do Sul está representando por 12 delegados, entre eles a jovem Laura Helena Arnold, de 21 anos, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter. Moradora de Morro Reuter, Laura é Técnica em Agropecuária e acadêmica do curso de Agronomia na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Canoas, e participa do evento pela segunda vez.
“Participar deste evento demonstra a importância da consciência de classe, da organização e do planejamento da juventude rural. Estamos em Brasília debatendo, planejando e construindo nossos planos de luta e nossas diretrizes para os próximos quatro anos. É uma responsabilidade muito grande representar todos os jovens que estão nas propriedades, mas, enquanto delegados, buscamos aproximar e facilitar as políticas públicas e os anseios da vida do jovem no campo à realidade sentida e vivida pelos mesmos”, destaca a jovem.
A programação conta com debates sobre temas como sucessão rural e sindical, saúde mental e protagonismo no enfrentamento das mudanças climáticas. Além disso, os jovens estão participando de atividades que possibilitam um verdadeiro intercâmbio cultural, enaltecendo as tradições de diversas regiões do país.
Finalizado o evento, as propostas construídas pelos mais de 200 delegados brasileiros serão levadas ao 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Laura Helena Arnold