Alunos da escola 10 de Setembro são aprovados no vestibular da UFRGS

19/12/2019
João Vitor, Nicole e Maria Eduarda com a diretora Andrea

João Vitor, Nicole e Maria Eduarda com a diretora Andrea

Concorrendo com mais de 20 mil inscritos, três alunos da escola estadual 10 de Setembro, de Dois Irmãos, estão entre os 3.980 aprovados no Vestibular de Verão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, instituição apontada como uma das dez melhores da América Latina. 
Divulgado oficialmente na manhã da última segunda-feira, dia 16, o listão trouxe o nome dos estudantes Maria Eduarda Stoffel, 17 anos, Nicole Tanara Homem, 17, e João Vitor Fritsch, 18. “Eu estava com medo, aí meu irmão foi olhar o listão. Quando contou que eu tinha passado, achei que estava brincando”, confessa João Vitor, que só acreditou na notícia minutos depois, ao ver o seu nome no site. A colega Nicole estava na aula quando soube da aprovação. “Uma colega me falou ‘Saiu o listão. Quer olhar?’. Sentei do lado dela e já estava com o listão aberto”, lembra ela, que chorou ao saber da notícia. “Meu pai também chorou”, comenta  Maria Eduarda.
Maria Eduarda foi aprovada no curso de Química e inicia a faculdade no primeiro semestre de 2020. Aluna do Colégio Imaculada Conceição até o 1º ano do ensino médio, chegou à escola 10 de setembro em 2018. Relembrando a preparação para a prova, a jovem conta que fez cursinho durante dois meses e depois estudou por conta própria. “Estudava três horas por dia exclusivamente para o vestibular”, conta ela, destacando que o incentivo e empenho dos professores também foram essenciais para enfrentar o desafio de uma concorrida universidade federal. 
Aluna da 10 de Setembro desde o ensino fundamental, Nicole passou em Engenharia Civil e ingressa no segundo semestre de 2020. Ela se preparou para o vestibular durante todo o ano, fazendo cursinho e aprofundando os estudos em casa. Aluno da escola municipal Albano Hansen no ensino fundamental, João Vitor chegou ao 10 em 2017 para cursar o ensino médio. Passou em Administração e ingressa na faculdade junto com Nicole. “Fiz meio ano de cursinho, depois comecei a trabalhar e estudar de noite”, diz o garoto, confessando que não esperava ser aprovado já na primeira tentativa. “Durante a prova, parei e comecei a pensar ‘o que eu tô fazendo aqui?’. Olhava para o lado e via o pessoal muito concentrado”, recorda ele, aos risos. 
Superado o desafio das 225 questões do vestibular, eles estão ansiosos para o início das aulas. “Estamos saindo do nosso mundinho para conhecer coisas e pessoas novas. Além disso, outro ponto positivo, para mim, é o fato de incentivarem muito a pesquisa”, comenta Maria Eduarda. “Estou tranquilo, mas muito ansioso para começar”, diz João Vitor. “Tenho medo de como vai ser”, assume a colega Nicole, ciente dos desafios dessa nova fase cheia de mudanças. 


Orgulho imenso para a escola
Diretora da escola 10 de Setembro, Andrea Blume parabenizou os alunos. “Nos sentimos muito alegres e satisfeitos”, destaca ela, ressaltando que a conquista é resultado do empenho de cada um. “Atingiram os seus objetivos; o mérito é todo deles”, acrescenta Andrea. A diretora enaltece também a dedicação do grupo de professores em sala de aula. “Atuamos há apenas quatro anos com o ensino médio e estamos muito satisfeitos com os resultados”, completa a educadora, parabenizando a todos os alunos da escola.





 


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela