Técnica de enfermagem Vânia Marisa Sturm foi a primeira vacinada no município
A primeira dose da vacina Coronavac foi aplicada em Morro Reuter na tarde desta quarta-feira (20). Na linha de frente do combate ao coronavírus na rede municipal de saúde, a técnica de enfermagem Vânia Marisa Sturm, 42 anos, foi a primeira imunizada. Desde 2007 na profissão e há cinco anos trabalhando no município, ela conta que a pandemia tem exigido muito dos colegas, mas é gratificante.
– Amo meu trabalho e amo lidar com vidas. Que a população continue a usar máscara, álcool gel e mantenha o distanciamento social. Graças a isso, ficamos mais distantes do vírus – disse Vânia.
A prefeita Carla Chamorro acompanhou a aplicação.
– É o começo de um processo que valoriza a vida e é sinônimo de esperança para esta fase de pandemia que estamos todos vivendo. Vamos vencer tudo isso – comentou.
Também acompanharam a aplicação a secretária municipal da Saúde, Margarete Strassburger Kuntzler, e a enfermeira Ana Paula do Nascimento Vierbrantz.
Apenas 5 doses
Apenas cinco doses foram enviadas para o município, o que gerou surpresa e indignação à prefeita.
– Já entrei em contato com a Secretaria da Saúde do Estado para pleitear mais doses e seguirei pedindo para podermos atender mais pessoas – afirmou Carla.
A justificativa do governo do Estado para a pequena quantidade de doses enviadas é pela cidade não ter hospital ou instituição de longa permanência de idosos, critério adotado em norma técnica pelo Ministério da Saúde. Assim, apenas cinco trabalhadores da linha de frente no combate à Covid-19 serão imunizados neste momento: um médico, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem.
Prefeitura sanitiza e fornece EPIs
Em Morro Reuter, menos de 10% dos profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19 desde o início da pandemia e todos estão recuperados. O que auxiliou a manter o índice baixo foi a frequente sanitização de espaços, reforço em higienização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela prefeitura.
(Fotos: Divulgação / PMMR)