Morro Reuter recebeu apenas cinco doses da vacina contra a Covid-19

20/01/2021
Técnica de enfermagem Vânia Marisa Sturm foi a primeira vacinada no município

Técnica de enfermagem Vânia Marisa Sturm foi a primeira vacinada no município

A primeira dose da vacina Coronavac foi aplicada em Morro Reuter na tarde desta quarta-feira (20). Na linha de frente do combate ao coronavírus na rede municipal de saúde, a técnica de enfermagem Vânia Marisa Sturm, 42 anos, foi a primeira imunizada. Desde 2007 na profissão e há cinco anos trabalhando no município, ela conta que a pandemia tem exigido muito dos colegas, mas é gratificante.

– Amo meu trabalho e amo lidar com vidas. Que a população continue a usar máscara, álcool gel e mantenha o distanciamento social. Graças a isso, ficamos mais distantes do vírus – disse Vânia.

A prefeita Carla Chamorro acompanhou a aplicação.

– É o começo de um processo que valoriza a vida e é sinônimo de esperança para esta fase de pandemia que estamos todos vivendo. Vamos vencer tudo isso – comentou.

Também acompanharam a aplicação a secretária municipal da Saúde, Margarete Strassburger Kuntzler, e a enfermeira Ana Paula do Nascimento Vierbrantz.

 

Apenas 5 doses

Apenas cinco doses foram enviadas para o município, o que gerou surpresa e indignação à prefeita.

– Já entrei em contato com a Secretaria da Saúde do Estado para pleitear mais doses e seguirei pedindo para podermos atender mais pessoas – afirmou Carla.

A justificativa do governo do Estado para a pequena quantidade de doses enviadas é pela cidade não ter hospital ou instituição de longa permanência de idosos, critério adotado em norma técnica pelo Ministério da Saúde. Assim, apenas cinco trabalhadores da linha de frente no combate à Covid-19 serão imunizados neste momento: um médico, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem.

 

Prefeitura sanitiza e fornece EPIs

Em Morro Reuter, menos de 10% dos profissionais de saúde foram diagnosticados com Covid-19 desde o início da pandemia e todos estão recuperados. O que auxiliou a manter o índice baixo foi a frequente sanitização de espaços, reforço em higienização e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela prefeitura.

 

(Fotos: Divulgação / PMMR)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela