Dois estabelecimentos já contam com horário especial
Na quinta-feira, dia 19, o governador do Estado, Eduardo Leite, publicou o Decreto Nº 55.128 de 2020, declarando estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Das determinações, pelo menos três impactam o setor de supermercados. Uma delas determina que “estabelecimentos comerciais fixem horários ou setores exclusivos ao atendimento de clientes com idade igual ou superior a 60 anos e grupos de risco, conforme autodeclaração, evitando ao máximo a exposição destes clientes ao contágio do Covid-19”.
Em Dois Irmãos, até o início da tarde desta sexta-feira, dia 20, pelo menos dois supermercados já haviam determinado horários exclusivos de atendimento para o chamado grupo de risco, que incluiu idosos, asmáticos, diabéticos, doentes renais, hipertensos, pessoas com problemas no coração e fumantes, que têm o pulmão mais prejudicado por causa do cigarro. No Unisuper Dois Irmãos, na Av. 25 de Julho, o horário de atendimento para o grupo de risco será das 7h30 às 8h30, válido a partir de domingo, dia 22. No Imec, também na 25 de Julho, a medida passou a valer já nesta sexta. O atendimento é das 8h às 9h.
A redação do JDI também entrou em contato com outros mercados e supermercados da cidade. Alguns relataram que, ao menos por enquanto, seguirão com o atendimento normal, enquanto outros ainda discutiam possíveis mudanças.