(Foto: Divulgação / Câmara)
Eleito em 2020, com 205 votos, o vereador Tiago Kolling Werner (PP) assumiu neste ano a presidência do Poder Legislativo de Morro Reuter. Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, falou sobre o momento de Morro Reuter, que completa 31 anos de emancipação nesta segunda-feira, 20 de março, e o trabalho da Câmara de Vereadores. Confira:
Como analisa Morro Reuter aos 31 anos de emancipação?
Tiago – Diante do aniversário de 31 anos de emancipação de nosso município, vejo uma cidade que evoluiu muito nos últimos anos. Acolhedora, bem organizada, permanece ligada aos valores tradicionais que norteiam tanto as ações dos agentes públicos quanto a da população em geral. Isso fica mais claro ao ver quintais sempre bem arrumados, praças e demais locais públicos organizados e limpos, todas as crianças do município com vagas em creches e escolas, ou seja, de uma forma geral a cidade prosperou e todos fazem parte desta evolução.
No que o município ainda pode evoluir ou melhorar?
Tiago – Sempre devemos estar pensando à frente dos problemas. Toda adversidade que temos, seja na vida pública ou em nossa vida particular, pode ser minimizada à medida em que nos preparamos melhor. Para Morro Reuter, temos de criar um Plano Diretor, que é um instrumento de planejamento urbano que serve como guia para o desenvolvimento físico, territorial, econômico e social de uma cidade ou região. Entendo que cabe ao município definir para onde seja melhor que a cidade se expanda, pois ações de expansão como esta geram demandas com saúde, educação e segurança, logo interferem nas políticas públicas que são geridas pelo município.
O que dizer do trabalho da Câmara de Vereadores na atual legislatura?
Tiago – Como vereador e este ano presidente da Câmara, trabalhamos para ser o elo de ligação entre as demandas da comunidade e o Poder Executivo. Muitas vezes, o vereador faz este papel de facilitador para a população. Seja na área da saúde, educação ou obras de infraestrutura, as demandas que chegam até nós são encaminhadas para os setores competentes, evitando que o cidadão muitas vezes fique “perdido”, percorrendo setores que não conseguem atender suas demandas. Mas, além deste intermédio, permanecemos atentos às nossas principais funções, que são as de legislar e fiscalizar as ações do Poder Executivo.
Gostaria de deixar uma mensagem aos morro-reutenses?
Tiago – Aos nossos queridos cidadãos morro-reutenses, eu gostaria de agradecer por diariamente fazerem a sua parte para uma cidade melhor. Não existe cidade onde a gestão pública não é o reflexo de seus cidadãos. Trabalhadores, honestos, participativos, enfim, cidadãos de bem, se espelham na cidade onde moram. Meus parabéns a Morro Reuter por seus 31 anos de emancipação.