Fonte: Autoesporte
A Toyota apresentou no último dia 17 na Argentina (onde é fabricada), a nova Hilux GR-Sport para a imprensa brasileira. Desenvolvida pela divisão de automobilismo da marca – a Gazoo Racing – a picape média recebe sua quarta atualização desde o lançamento e traz agora novidades importantes em mecânica, segurança e estilo.
Mas vamos começar falando de design. A “cara” de mau ficou ainda mais invocada, graças à nova grade dianteira de visual parrudo e com a exclusiva inscrição Toyota, que volta a ser cromada (na anterior, o nome da fabricante ficava mais escondido por ser preto como a grade) – lembrando que as outras versões da Hilux recebem apenas o logotipo da marca na frente. Há ainda um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo para melhorar o desempenho off-road. O capô deixa de lado o tom preto para ficar da cor da carroceria, mas o teto escurecido permanece. Também não há, ao menos pelas imagens, os adesivos nas laterais encontrados na antecessora.
A impressão de que a caminhonete ficou mais robusta tem uma explicação: as bitolas ficaram mais largas, com 15,5 cm extras na traseira e 14 cm na dianteira. O eixo traseiro foi reforçado e a distância do solo também foi aumentada em 20 mm. Outra novidade é no sistema de suspensão, que recebeu amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Além disso, a Hilux trocou os tambores de freios na traseira por discos como forma de reforçar a segurança.
Mas sob o capô, nada muda: o motor 2.8 turbodiesel de 224 cv e 55 kgfm foi mantido, assim como o câmbio automático de seis marchas, que oferece trocas por meio de borboletas atrás do volante. A tração é integral com reduzida.
SAIBA MAIS
Por dentro, a picape vem com bancos dianteiros esportivos revestidos de couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. Painel e console central têm acabamento preto brilhante e itens como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes são exclusivos da Gazoo Racing.
Na lista de equipamentos há faróis full LED, central multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som JBL com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, partida por botão, keyless entry, câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Completam o pacote uma série de recursos de segurança, como sete airbags, assistente de partida em rampa e de controle em descida, bloqueio do diferencial traseiro, sistema de pré-colisão frontal, controle ativo de tração, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e modos de condução Eco e Power. A nova Hilux GR-Sport chega às lojas na primeira quinzena de abril por R$ 367.390, ou R$ 15.100 a mais que o modelo atual. Esse valor é mais alto que o pedido pela Ram Classic, picape grande que parte de R$ 349.990.