Exposição traz acervo do escritor Carlos Urbim a Morro Reuter

20/04/2022
(Fotos: Divulgação / PMMR)

(Fotos: Divulgação / PMMR)

A comemoração pelo Dia Mundial do Livro (23 de abril) será especial em Morro Reuter, que recebe a exposição “Um olhar de guri – a arte como narrativa na obra do escritor Carlos Urbim”, dedicada ao autor falecido em 2015. A mostra, que teve sua estreia no Instituto Estadual do Livro, chega ao município nesta quarta-feira (20), com abertura às 16h, e segue até 6 de maio, com entrada franca, na Biblioteca Pública Municipal Erico Verissimo. No sábado (23), Dia do Livro, a biblioteca estará aberta das 9h às 12h, com a leitura de poemas de Urbim.

A exposição é composta pelo acervo pessoal de Alice Urbim, sua esposa, e apresenta a obra literária infantojuvenil do autor, obras originais de artistas plásticos gaúchos que ilustraram suas publicações, objetos pessoais e uma obra artística visual autoral, apresentada em telas, desenhos e objetos produzidos por ele. Também conta com fotos resgatando momentos de Urbim em Morro Reuter, cidade com a qual tinha uma forte ligação, tendo residido nela em 2003, para a produção do livro “Morro Reuter de A a Z”, além de ser patrono da biblioteca da escola municipal Rui Barbosa e ter participado de vários eventos literários na cidade. A mostra terá visitação de escolas e será aberta a toda comunidade.

 

MALAS DE LIVROS NA PRAÇA E EM EMPRESAS

A semana comemorativa também levará o projeto Leve e Leia ao coreto da Praça Municipal. Uma mala recheada de títulos estará à disposição da comunidade e de funcionários da Metalúrgica Reuter e da empresa Calçados Wirth como um convite para embarcar na viagem da leitura.

 

A DATA

O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua 28ª Conferência Geral, em 1995, em alusão a 23 de abril de 1616, dia em que morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de la Vega.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela