Mano diz que volta ao Inter na hora certa e projeta time equilibrado: “Simplificar é o caminho inicial”

20/04/2022
Fonte: ge

Fonte: ge

O técnico Mano Menezes foi apresentado pelo Inter na manhã desta quarta-feira (20) no Estádio Beira-Rio, logo após acompanhar o primeiro treino no CT Parque Gigante. O novo comandante colorado, que assinou contrato até o fim de 2022, falou sobre o estilo de jogo que pretende implementar no time e disse que retorna ao clube na hora certa, 20 anos depois de sua passagem pelas categorias de base.

O acerto do Inter com Mano foi concretizado na noite de terça (19) após as negociações se arrastarem durante o dia. O treinador já estava em Porto Alegre, por isso já conseguiu acompanhar a primeira atividade com o elenco colorado nesta manhã.

 

Ideia de jogo

Logo no início da entrevista, o comandante foi questionado sobre a forma que a equipe deve jogar, já que desde o início da atual gestão do presidente Alessandro Barcellos é manifestada a vontade de uma ruptura no clube para um futebol mais propositivo. Mano abraçou a ideia de dar essa identidade ao time, mas deixou claro seus princípios de formatar times equilibrados e disse que, para o atual momento, a ideia é simplificar.

– Penso futebol de forma bem completa. Não conheço times vencedores que se comportam só de forma reativa, que só se comportam ofensivamente ou que só propõem, pois às vezes o adversário propõe melhor do que a gente e nesse dia tem que ter outro tipo de solução. Futebol para mim é tudo isso. Me parece claro que o Inter está buscando construir essa estrutura que dê sustentação para o trabalho de busca por uma filosofia – afirmou.

– Penso sempre no futebol na parte tática. Uma equipe bem organizada faz recuperar muita coisa, e quando as coisas precisam ser recuperadas, simplificar é o caminho inicial. Colocar as coisas nos devidos lugares. Falo sempre que, se tem 10 coisas complexas que devemos fazer num jogo, se fizermos cinco bem no próximo jogo, já estamos avançando, a confiança aumenta. Essa parte anímica vem junto, porque é um contexto – acrescentou.

Ainda sobre isso, Mano Menezes falou sobre como pensa montar o time do Inter. Primeiro, ressaltou que é cedo falar em escalação, mas evidenciou sua intenção de montar o time com base nas características dos atletas e na intenção de tirar o melhor de cada um.

– Ainda é cedo para falar como vou montar minha equipe, mas os jogadores como Taison e Edenilson se destacaram jogando de determinada maneira, e vou procurar tirar o melhor de cada um dentro das suas características – projetou.

 

Hora certa

Mano volta a vestir o fardamento do Inter após mais de 20 anos. Em 2000 e 2001, o treinador trabalhou nas categorias de base e participou do processo de lapidação de jovens atletas. Hoje, afirmou que retorna em um momento em que precisa do Inter, assim como o clube precisa do seu trabalho após o começo ruim na temporada.

– Acredito na vida que tudo tem sua hora. Acredito muito que estou aqui porque sou treinador com característica, conhecimento, bagagem e experiência para estar aqui e ajudar o Inter. Mas também penso que o Inter é o clube certo para me ajudar. Quando tem esses interesses as coisas tendem a andar bem – disse o treinador.

Além de Mano, o novo diretor executivo do Inter, William Thomas, também foi apresentado na manifestação inicial do presidente Alessandro Barcellos. O profissional chega para ocupar o cargo deixado por Paulo Bracks.

 

Currículo do treinador

Aos 59 anos, Mano volta a comandar um clube brasileiro após exatamente um ano e quatro meses, quando deixou o Bahia. Neste período, teve passagem pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita. Permaneceu de abril a setembro do ano passado no clube saudita.

No currículo, o treinador acumula passagens, entre outros clubes, por Grêmio, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, além da seleção brasileira. Mano Menezes ostenta três títulos da Copa do Brasil, dois Gauchões, dois Mineiros, um Paulistão e duas Séries B, além da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela