Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
O novo Volkswagen T-Cross reestilizado finalmente chegou nesta quarta-feira (15) depois de ficar em testes por mais de um ano no Brasil. O SUV produzido em São José dos Pinhais (PR) chega inicialmente em três versões, 200 TSI, Comfortline e Highline. Os preços são os mesmos da linha 2024: 200 TSI - R$ 142.990; Comfortline - R$ 160.990; Highline - R$ 175.990.
O T-Cross 2025 segue oferecendo duas opções de motor turbo: 1.0 TSI de 20,4 kgfm e até 128 cv, e o 1.4 TSI de 25,5 kgfm e até R$ 150 cv. O câmbio é sempre automático de 6 marchas e não há nenhuma opção de câmbio manual — aposentado no modelo em setembro de 2021.
No futuro, o T-Cross deve receber o 1.5 TSI Evo2, que é uma evolução desse atual 1.4 TSI. Ele deve ser oferecido tanto de maneira isolada, aliado ao câmbio DSG automático de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo, quanto eletrificada, em possíveis versões híbridas leves (MHEV) de 48V para otimizar o consumo de combustível.
Equipamentos
200 TSI: central multimídia de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, rodas de 16 polegadas, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado, direção e vidros elétricos. Opcional: Pacote Interactive (R$ 2 mil) inclui rodas de 17 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisores rebatíveis com tilt-down;
Comfortline: mesmos itens do 200 TSI mais carregamento de celular por indução, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado digital e retrovisores rebatíveis. Opcionais: Pacote Sky View II (R$ 7.360) inclui teto solar panorâmico, retrovisor eletrocrômico e sensor de chuva e Pacote Design View (R$ 2.990) inclui bancos com revestimento parcial de couro;
Highline: mesmos itens do Comfortline, mas troca motor 1.0 pelo 1.4 e adiciona rack de teto prata, bancos com revestimento parcial em couro, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e estacionamento automático. Opcionais: Pacote ADAS (R$ 3.490) inclui alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção no volante e pneus autosselante, Pacote Bi-color (R$ 2.600) inclui rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, logotipos, teto e retrovisores pintados de preto e pneus autosselantes e Pacote Sky View (R$ 7.360) inclui teto solar panorâmico.
Visual
O design é parecido ao das versões mais básicas do modelo vendido na Europa desde 2023. Na dianteira, o novo T-Cross está com novo para-choque e grade, e agora os faróis têm novas divisórias e são interligados por uma barra cromada, e não iluminada de LED, como Taos, Polo GTS e Tiguan. Não há mais luz de neblina na parte de baixo do para-choque e o acabamento dos apliques plásticos é da cor preta.
Na traseira, o novo T-Cross traz lanternas com luzes de posição de LED mais grossas no formato de C, como acontece nas versões básica (sem nome) e Life do SUV vendidas na Europa. Por lá, as versões mais caras, Style e R-Line, adotam lanternas com guias em formato de X, mas isso não acontece no Brasil. O que é novidade (finalmente) é que as lanternas são interligadas e iluminadas.
Cores
Um novo tom de pintura externa está presente no T-Cross 2025: Cinza Ascot, que vem do cupê europeu T-Roc, derivado do Golf. Há ainda outras seis tonalidades: Preto Ninja, Branco Puro, Cinza Platinum, Vermelho Sunset, Prata Pyrit e Azul Norway.
Interior
Por dentro, as mudanças antecipadas por nós há uma semana se confirmaram. O painel tem dois tons diferentes: cinza claro, na versão Comfortline, e preto com material imitando fibra de carbono, na Highline. A central multimídia VW Play fica destacada, enquanto as saídas de ar dianteiras estão com novo formato, assim como a moldura central do painel. Esse padrão já é adotado no SUV vendido na Europa.
Dimensões
O T-Cross europeu é mais curto do que o brasileiro: a distância entre-eixos é a mesma do Polo, de 2,57 metros; no Brasil, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade, por exemplo, têm essa mesma medida. Para o mercado latino-americano, a Volkswagen optou por montá-lo sobre a plataforma do Virtus, que tem 2,68 m de entre-eixos — 3 cm a mais do que os 2,65 m do que o atual.