
Fonte: Assessoria de imprensa / Foto: Mauro Stoffel
Com o clima instável entre os principais desafios da agricultura no Rio Grande do Sul, produtores de Nova Petrópolis e Feliz passaram a contar com um novo aliado no planejamento das lavouras: estações meteorológicas. Instaladas por meio de uma iniciativa liderada pela Sicredi Pioneira junto de entidades e das prefeituras de Feliz e Nova Petrópolis, a rede de monitoramento gera dados que ampliam a previsibilidade no campo, contribuindo para a redução de perdas e o uso mais eficiente de recursos. As informações ficarão disponíveis no aplicativo Demetra e podem ser acessadas gratuitamente pelos associados da cooperativa.
Ao todo, foram implantadas duas estações em Nova Petrópolis - uma no salão da comunidade da Linha Temerária e outra no Sítio do Riacho, propriedade da Escola Bom Pastor - e outras duas na cidade de Feliz, no pátio da Prefeitura Municipal e junto ao posto de saúde do bairro Escadinhas.
A ação foi desenvolvida por um conjunto de instituições regionais, incluindo a Sicredi Pioneira e a agrotech Elysios Agricultura Inteligente, responsável pelo desenvolvimento e instalação dos equipamentos. Também contribuíram para o projeto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Prefeitura de Nova Petrópolis, a Escola Bom Pastor, o Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, o Centro de Treinamento de Nova Petrópolis (Cetanp), a Prefeitura de Feliz, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feliz.
A proposta é democratizar o acesso a informações meteorológicas em tempo real, dentro do sistema cooperativo, contribuindo não só para a eficiência da produção agrícola, mas também para a atuação de órgãos públicos como a Defesa Civil.
Estações meteorológicas reduzem vulnerabilidades no campo
Entre os principais benefícios da iniciativa está a possibilidade de agir preventivamente diante de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas ou períodos de seca. Com base nos dados, o manejo das lavouras pode ser ajustado de forma mais assertiva, com potencial de gerar economia de até 40% em insumos e até 50% nos custos com irrigação.
As informações também podem apoiar a realização de colheitas nos momentos ideais, auxiliar no controle de doenças e oferecer mais segurança nas pulverizações. Outro ponto importante é que, em casos de perdas decorrentes de intempéries, os dados registrados poderão ser utilizados como comprovação para acionar seguros ou solicitar apoio de políticas públicas.
Para acessar os dados gerados, os associados devem entrar em contato com a Elysios, através do Whatsapp (54) 99909-1363.