Alice veio com o pai e a irmã (Fotos: Divulgação / PMDI)
Nesta quarta-feira (19) teve início a vacinação infantil contra a dengue em Dois Irmãos, com boa procura pelo imunizante. A faixa etária definida pelo Ministério da Saúde é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Até as 10h da manhã, 14 crianças haviam sido atendidas na Unidade Básica de Saúde do Centro. Uma delas foi a jovem Alice Meneghetti, de 13 anos. O pai, Mauro Meneghetti, 44, morador do bairro Industrial, informou que ficou sabendo do início da vacinação em mensagem recebida por WhatsApp da escola municipal Arno Nienow. Preocupado em deixar sempre em dia as vacinas, ele também trouxe a outra filha, Helena, de 8 anos, para conferir a carteira de vacinação.
Outra jovem que se protegeu contra a dengue e está com o calendário de vacinas em dia é Sara Ferraz Orth, 13 anos, moradora do bairro Industrial. A mãe, Neiva Lúcia Ferraz Orth, disse que alguns familiares já contraíram dengue, inclusive, recentemente, por isso lamentou que a vacina não foi liberada para todas as faixas etárias.
SAIBA MAIS
Dois Irmãos recebeu 395 doses e organizou a vacinação contra a dengue na UBS do Centro, sempre às quartas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h. A técnica de enfermagem Juliana Simon destacou que até as 10h três crianças foram orientadas a voltar após completar seis meses do período de suspeita ou infecção por dengue e não foram vacinadas. Ao lado das colegas Joice Vier e Dulce Hanauer, ela avaliou como boa a procura no primeiro dia.
Para receber a vacina contra a dengue, basta um adulto responsável levar sua criança ou adolescente na UBS do Centro, nas quartas-feiras, – enquanto durarem as doses – com cartão SUS, comprovante de residência, documento de identificação e carteirinha de vacinação.