(Foto: Arquivo JDI)
Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (19), a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos executou 30 prisões em 2023. A grande maioria ocorreu através de mandados de prisão preventiva, ordem judiciais solicitadas pela Polícia Civil ao Poder Judiciário, após investigação e esclarecimento da autoria das infrações penais. A última prisão ocorreu na terça-feira (18), quando mais um homem acusado de violência doméstica e familiar contra a mulher foi preso pelos policiais civis.
De acordo com o delegado Felipe Borba, a expectativa é de que a equipe supere as prisões executadas em 2022, que somaram 37.
Tráfico de drogas lidera prisões
As prisões efetuadas até aqui foram por tráfico de drogas (8), violência doméstica contra a mulher (5), crimes ambientais – maus tratos e poluição (5), furto (3), estelionato (2), crimes sexuais (2), porte de arma (2), extorsão, roubo e captura de foragido. “O tráfico de drogas, os crimes patrimoniais e a violência doméstica seguem sendo nossa prioridade de enfrentamento, pois temos clareza sobre a relevância do controle dos índices destes crimes para a segurança da comunidade”, destaca o delegado Borba.
Trabalho conjunto
Conforme o delegado Borba, os resultados conquistados até aqui comprovam o trabalho conjunto realizado no município. “A troca de informações com a Brigada Militar, a integração com os órgãos municipais (Conselho Tutelar, Meio Ambiente, Fiscalização Sanitária, Assistência Social, etc.), e o respaldo do Ministério Público e do Poder Judiciário – que nitidamente possuem diferenciado espírito de responsabilidade social – contribuem para que consigamos traduzir nosso trabalho também em prisões”, destaca o delegado, ressaltando, também, a participação da comunidade, por meio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e através de denúncias. “Isso é imprescindível para que possamos esclarecer o maior número de crimes possível e, se for o caso, requerer a decretação de prisões cautelares”, completa.
O delegado Borba também ressalta o trabalho realizado pela sua equipe. “Posso afirmar que Dois Irmãos está muito bem servido de policiais civis, capazes de realizar qualquer diligência útil ou necessária para o esclarecimento dos delitos que aqui ocorrem, e aproveito o espaço para formalizar meu agradecimento à equipe”, finaliza.
Denúncias
Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o sigilo da informação.