Presidente Terezinha Haas esteve no Jornal Dois Irmãos
No momento em que se aproximam as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (25/07/1824 – 25/07/2024), a Associação Rota Romântica, entidade que congrega 14 cidades da região, entre elas o Berço da Imigração Alemã, prepara um calendário de atividades e ações alusivas à data.
Neste sábado, dia 22 de julho, a entidade vai lançar, em Nova Petrópolis, sua programação oficial, que compreenderá atividades de julho de 2023 a julho de 2024, com foco nas peculiaridades de cada município, buscando a identificação cultural, artística, gastronômica ou econômica. O lançamento ocorre às 16h30 no auditório da Sicredi Pioneira, seguido por um desfile com grupos folclóricos representantes das 14 cidades, abrindo o calendário de atividades alusivas aos 200 anos da Imigração Alemã. A participação dos grupos folclóricos e o desfile também integram as atividades do 50º Festival Internacional de Folclore que acontece no município.
– Para nós é importante mostrarmos o que temos nas nossas comunidades e o quanto os imigrantes contribuíram para chegarmos onde estamos – diz a presidente da Associação Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Haas.
As atividades nos demais municípios também estarão relacionadas ao legado deixado pela imigração, como a cultura, arte, gastronomia, o crescimento econômico e a língua alemã falada ainda hoje por seus habitantes. Jogos germânicos, encontro de cervejarias, encontro de coros e orquestras, resgate de receitas e escolha das Soberanas do Bicentenário são algumas das atividades previstas nos próximos meses.
Visita ao Jornal Dois Irmãos
Na manhã de quarta-feira (19), o JDI recebeu a visita da presidente Terezinha Haas, para divulgar o lançamento da programação. Ela destaca que os principais eventos das 14 cidades que formam a Rota Romântica terão ações alusivas ao bicentenário – em Dois Irmãos, será durante o Kerb de São Miguel, no final de setembro, marcando a contagem regressiva de 300 dias para a data.
– Tudo será registrado com fotos e vídeos, e ao final de 2024 lançaremos um livro e um documentário. Vamos convidar um historiador de cada município para contar a história da imigração alemã – contou Terezinha.
Sobre o evento de sábado, em Nova Petrópolis, a presidente reforça que o destaque será o grande desfile de grupos de danças folclóricas das 14 cidades pela Avenida XV de Novembro, a partir das 18h30. Sob a luz de lanternas, cerca de 20 grupos levarão para a avenida o orgulho das suas tradições, principalmente, alemãs.