(Fotos: Divulgação)
No sábado (17) ocorreu a cerimônia de expansão da centelha da Chama Crioula, em Alegrete, dando início aos Festejos Farroupilhas liderados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Rio Grande do Sul.
De lá, tradicionalistas de todo o Estado partiram de volta às suas regiões, carregando o maior símbolo dos festejos farroupilhas. Os cavaleiros da Guarda de Honra da 30ª Região Tradicionalista, a qual pertencem as cidades de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, saíram de Alegrete no domingo (18) e estão retornando a Dois Irmãos, município que sediará a cerimônia de expansão da centelha da Chama Crioula às demais entidades da 30ª RT. Este ato ocorre no dia 8 de setembro, na ACTG Portal da Serra.
De acordo com Cesar Luis Barbosa, popular Amarelo, integrante da Guarda de Honra da 30ª RT, nesta terça-feira (20) o grupo saía de Cacequi em direção a Santa Maria, completando o terceiro dia de cavalgada e mais de 150 quilômetros já percorridos a cavalo.
No total, serão mais de 600 quilômetros de cavalgada. Além de Cacequi e Santa Maria, os cavaleiros irão passar por Restinga Seca, São Sepé, Vera Cruz, Venâncio Aires, Montenegro e Lindolfo Collor. A previsão de chegada a Dois Irmãos é 1º de setembro.
Além de Amarelo, integram a Guarda José Ademir Kaefer, Pedro Gilmar Berwian, Ismael Wingert e Sidnei Pannebecker, também da ACTG Portal da Serra; Jurandir Humberto da Cruz, do CTG Garrão da Serra, de Morro Reuter; Osmar César Rosa da Silva, Neval Nunes da Silva, Sérgio Luiz Atanazio de Almeida e Derci Alves, do CTG Essência da Tradição, de Novo Hamburgo; José Dias Portal, do CTG Mourão da Estância, de Estância Velha; Erneston Bortoli e Claudenir Felippe Antonio, do CTG Serigote, também de Estância Velha; e Marivaldo Antônio Cenci, do CTG Terra Nativa, de Novo Hamburgo.
Festejos Farroupilhas
Promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), os Festejos Farroupilhas de 2024 tem como tema estadual o centenário do pajador Jayme Caetano Braun e como patrono o músico Pedro Ortaça.
À nível regional, o Patrono dos Festejos Farroupilhas da 30ª RT é Alberto Antonio Ferreira. Com mais de 32 anos dedicados ao tradicionalismo gaúcho, foi Patrão do CTG M’Bororé por oito vezes. Atualmente é membro do Conselho de Vaqueanos.
Realizou inúmeros trabalhos, percorrendo o Estado, visitando entidades e participando de eventos ao lado da esposa e filhas, e contribuiu com a 30ª RT e com o MTG exercendo cargos e funções nas duas instituições por mais de uma gestão, cabendo destaque nos últimos anos quando exerceu a função de Conselheiro do MTG e Presidente da 48ª Ciranda Cultural de Prendas do RS.
Alberto Antonio Ferreira nasceu no dia 15 de novembro de 1952, em Cambará do Sul, e aos 17 anos se mudou para Campo Bom.