Hub de inovação vai acelerar negócios em Nova Petrópolis

20/10/2021
Nascimento, Stahl, Wolf, Prodanov e Streck comemoram a parceria (Fonte: Feevale)

Nascimento, Stahl, Wolf, Prodanov e Streck comemoram a parceria (Fonte: Feevale)

Foi formalizada nesta terça-feira (19) uma parceria entre a prefeitura de Nova Petrópolis, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), a Sicredi Pioneira RS, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade Feevale, através do Feevale Techpark. A iniciativa tem por objetivo implantar o primeiro hub de inovação de Nova Petrópolis e região, chamado de Órbita, que visa acelerar e consolidar negócios de inovação, bem como auxiliar para que grandes ideias saiam do papel. 

O protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito Jorge Darlei Wolf; pelo reitor da Feevale, Cleber Prodanov; pelo presidente da Acinp, Marcos Alexandre Streck; pelo diretor executivo da Sicredi, Solon Stapassola Stahl; e pelo gerente do Sebrae/Serra Gaúcha, César Nascimento. Também estiveram presentes Manuela Bruxel, coordenadora do Feevale Techpark; Tiago Haugg, coordenador especial para Indústria e Comércio da Prefeitura; Eduardo Costa, diretor executivo da Acinp; e Alcir Cardoso, gestor de projetos de Inovação do Sebrae/Serra Gaúcha.  

O formato de implementação do hub de inovação vem sendo discutido há seis meses entre os cinco grandes players. A partir da parceria, será desenvolvida uma cultura de cooperação entre as entidades, que entregam à região um modelo 360 de gestão inovadora, visando ajudar os empreendedores do município por meio de desafios e outras metodologias de aceleração de startups e inovação aberta. 

 

Marco para o município

Segundo o prefeito Jorge Darlei Wolf, o hub é um marco para o desenvolvimento do município. “Nós nos sentimos muito honrados por estarmos juntos nessa ação, que é de grande magnitude pelas entidades envolvidas. Com elas, o município firma um compromisso com a sua comunidade e aproveitará o potencial no turismo e no setor agroindustrial”, enfatizou. “O Órbita é o maior projeto da nossa gestão na Acinp e vem para fortalecer a criação de empresas e auxiliar no desenvolvimento local e econômico da nossa cidade”, complementou o presidente da entidade, Marcos Alexandre Streck.  

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, lembrou da forte relação que a Universidade tem com Nova Petrópolis e a atuação da Instituição nas comunidades em que está inserida. “Estamos muito empolgados com essa parceria, que já começa muito forte. Nós estamos tendo uma convergência, cada um fazendo o que sabe fazer, mas unindo forças e pensando no bem coletivo”, destacou, acrescentando que “inovação não é moda, mas uma transformação que veio para ficar”.  

Para a Sicredi, a proposta do hub tem muito a ver com o que a cooperativa acredita. “Estamos felizes em fazer parte desse projeto, que vai ao encontro do que pensamos, ou seja, construirmos, juntos, comunidades melhores”, afirmou o diretor executivo Solon Stapassola Stahl. “É um privilégio para o Sebrae participar dessa iniciativa, pois compactua com o nosso propósito de fortalecer e trabalhar com foco nas comunidades e suas empresas”, finalizou o gerente do Sebrae/Serra Gaúcha, César Nascimento.

 

Lançamento em novembro

O próximo passo é o lançamento, no dia 11 de novembro, do desafio para startups de Nova Petrópolis e, no dia 25 de janeiro, serão selecionados os projetos. As startups serão pré-incubadas e participarão de programas de mentoria da Universidade Feevale. O Sebrae RS, por sua vez, ministrará capacitações e a Sicredi Pioneira promoverá essa iniciativa junto aos seus associados, sendo um elo entre novos empreendedores, empresas tradicionais e comunidade.

A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis representa, atualmente, 420 empresas em 11 municípios da Serra gaúcha. A entidade deverá organizar as demandas e conectar as entidades parceiras com as necessidades comuns de suas empresas associadas. A prefeitura, por sua vez, atuará na atração de investimentos, criando condições para novos negócios e geração de empregos e auxiliando as empresas em seus produtos e processos. 

     

Sobre o Órbita 

O hub de inovação Órbita será instalado, inicialmente, no polo da Feevale em Nova Petrópolis. No próximo ano, passará a funcionar nas novas instalações da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp). Os projetos selecionados poderão ficar por até dois no hub, recebendo treinamento e mentoria, com possibilidade de aceleração. As categorias escolhidas para a primeira rodada de seleção das startups são “Agricultura Familiar” e “Gastronomia em roteiros turísticos”. 


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela