(Foto: Divulgação / Câmara)
Na sessão da última segunda-feira (17), o vereador Darlei Kaufmann (PSB) encaminhou dois documentos ao Poder Executivo. No pedido de informação 010/2022, ele pergunta quais ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue estão sendo realizadas pelo município de Dois Irmãos às vésperas do verão. Na indicação 028/20220, solicita que, além dos boletins mensais, seja providenciado e divulgado um gráfico de acompanhamento de todos os casos de dengue notificados e positivados.
– A indicação se justifica tendo em vista que atualmente estamos num período de grande instabilidade e alternância entre dias de chuva e sol, o que torna o ambiente propício para proliferação do mosquito transmissor da dengue. Dito isto, é de grande relevância a disponibilização de um gráfico para que tenhamos conhecimento sobre os casos e, dessa forma, consigamos desenvolver estratégias de combate ao mosquito com base nos dados, além de manter a comunidade atualizada – apontou Darlei na justificativa.
Na tribuna, o parlamentar também se manifestou:
– Precisamos estimular ações conjuntas entre diversos setores, como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, porque perdemos vidas e vivemos um momento terrível este ano. Acho que nossa população sofreu muito e não podemos correr o risco de termos que reviver este momento.
Dois projetos aprovados
A Câmara aprovou na segunda, por unanimidade, dois projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo. O 107/2022 altera o artigo 13 da Lei Municipal 2.807/2010, que cria o Conselho Municipal de Cultura – CMC e o Fundo Municipal de Cultura – FMC. A modificação oportunizará que as taxas decorrentes do credenciamento de livreiros para utilização das bancas durante a Feira do Livro ingressem diretamente no FMC.
Já o projeto 109/2022 dispõe sobre a contratação, por tempo determinado de até 12 meses, de dois pedreiros com regime de 44 horas semanais, para atendimento na rede municipal de infraestrutura e serviços públicos.