Criado por mulheres, grupo de caminhadas alia saúde e bem-estar

20/12/2023
Vera, Nena e Juraci estiveram no JDI divulgando o grupo de caminhadas

Vera, Nena e Juraci estiveram no JDI divulgando o grupo de caminhadas

Há quatro anos, um grupo de caminhadas de Dois Irmãos percorre as ruas do município e cidades vizinhas, buscando aliar saúde e bem-estar. Chamado de Caminhada das Meninas, ele foi criado em novembro de 2019 e atualmente conta com 40 participantes. Hoje, é formado apenas por mulheres, mas é aberto também aos homens. 

A partir do lema “Seja a sua própria motivação”, o grupo quer inspirar cada vez mais pessoas e mostrar que caminhar faz muito bem para a saúde física e mental.

A grande idealizadora do grupo foi a moradora Vera Lúcia Dapper Kasper, de 58 anos. Buscando mais qualidade de vida, ela começou a caminhar sozinha e compartilhar os trajetos nas suas redes sociais. E foi a partir dali, acompanhando as postagens dela, que mais pessoas se sentiram motivadas a praticar a caminhada.

Nena Vier, de 50 anos, foi uma delas. “A Vera compartilhava muita energia positiva e isso fez com que eu sentisse vontade de caminhar também”, lembra Nena, contando que no início elas caminhavam 8km por dia. Juntas, elas já percorreram 36km em um dia.

Logo depois, se juntou ao grupo a moradora Juraci Schorn, de 55 anos. “Eu já caminhava há mais de dez anos. Comecei por incentivo do meu esposo, Otávio”, conta ela, que hoje coordena o Caminhada das Meninas ao lado de Vera.

A partir dali, o grupo foi atraindo cada vez mais participantes. Já realizaram caminhadas para várias cidades, como Ivoti, Linha Nova, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Nova Hartz e Sapiranga. Também já participaram de caminhadas em Porto Alegre, por exemplo. “A caminhada traz qualidade de vida, perda de peso e muitas, mas muitas risadas”, diz Nena, contando que o grupo também se reúne para tomar chimarrão em praças, saborear um chope bem gelado e se deliciar uma boa pizza. 

Orgulhosa, Vera destaca a felicidade ao ver o grupo crescendo e desbravando novos lugares. “As duas melhores coisas que fiz na vida foram ter a minha família e formar um grupo tão legal como esse. Não há dinheiro que pague aquele abraço de manhã cedo; isso é uma bênção”, comenta, contando que a caminhada a tornou uma pessoa ainda mais alegre e feliz, além de ter melhorado significativamente a sua saúde. “No início, eu fazia 8km em 2h30; hoje faço esse trajeto em 1h10”, conta, orgulhosa.

 

Caminhadas do grupo ocorrem aos sábados

Organizadas por Vera e Juraci, as caminhadas oficiais do grupo ocorrem aos sábados de manhã e são gratuitas. A saída costuma ser entre 5h30 e 6h. Os trajetos costumam ser pelo interior, em meio à natureza. Aberto a novos participantes, elas estendem o convite a toda comunidade. “Para participar, basta estar lá no horário de saída, levar água, fruta e algum doce, e muita vontade de caminhar”, destacam elas.

Os locais de saída sempre são confirmados no grupo de WhatsApp. Contato pelo (51) 99994-3619.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela