Das vagas, 50% serão destinadas para moradores de Morro Reuter
Idealizado pela Curto Arte Companhia de Teatro, o projeto Escola de Arte Aldeia da Herta proporcionará quatro oficinas gratuitas a partir de março, em Morro Reuter. O espaço será inaugura oficialmente no dia 17 de março.
O lançamento da iniciativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), na prefeitura do município e contou com a presença da prefeita Carla Chamorro, o diretor da Curto Arte, Carlos Alberto Klein, a secretária de Educação e Cultura, Juliana Zimmer, a secretária de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo, Sônia Feldmann, e Maisa Mueller, da equipe de produção da Curto Arte.
Serão quatro oficinas: teatro, orquestra de sopros, cinema e música clássica. Todas elas ocorrerão na Aldeia da Herta, que fica na VRS-873, na altura da localidade de Mato Comprido. Poderão participar crianças a partir dos 7 anos de idade, jovens e adultos, sendo que 50% do número de vagas disponíveis serão destinadas para moradores de Morro Reuter. Os interessados em participar das atividades já podem realizar a pré-inscrição através do WhatsApp (51) 9 9509-6707.
De acordo com Betinho Klein, as oficinas irão culminar na produção de espetáculo. “É uma maneira de, através da música, do teatro, do cinema e da dança, manter as nossas origens e falar mais sobre a imigração alemã no Brasil”, destaca, reforçando que o objetivo é fazer com que as linguagens das artes se misturem.
Betinho também comenta a felicidade em poder dar vida a uma antiga escola do município. “Fico muito feliz, pois estamos reativando uma escola de 1972; não vamos derrubá-la, e sim voltar a fazê-la funcionar através destas atividades”, completa.
O projeto Escola de Arte Aldeia da Herta, é proposto e realizado pela Curto Arte Companhia de Teatro e conta com financiamento do Governo do Estado, por meio do Pró-Cultura, apoio da prefeitura de Morro Reuter, patrocínio máster da Pegada e Piá e patrocínio da KSD Metais, Grafdil e Kinei.
SOBRE AS OFICINAS
Oficina gratuita de Teatro
Ministrante: Thaís Backes
Horário: Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
São 15 vagas disponíveis:
- 5 para crianças (7 a 15 anos)
- 5 para mulheres (acima de 20 anos)
- 5 para homens (acima de 20 anos)
Oficina gratuita de Orquestra de Sopro
Ministrante: Maicon Daniel Schmitz
Horário: Segundas-feiras, das 19h30 às 21h30
- 10 vagas iniciante sem instrumento (a partir de 12 anos)
- 10 vagas para quem já possui instrumento (a partir de 12 anos)
Oficina gratuita de Cinema
Ministrante: Márcio André Blume
Horário: Quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
- 8 vagas (a partir de 15 anos)
Oficina gratuita de Música Clássica
Ministrantes:
Arthur Schroeder (Violino e Viola)
Jaqueline Adams (Violoncelo)
Alexandre Frozi (Contrabaixo acústico)
Horário: Sábado, das 8h às 12h
10 vagas disponíveis (a partir de 14 anos)
- Violino: 5 vagas (2 para quem já possui instrumento e 3 para quem não possui)
- Viola: 2 vagas
- Violoncelo: 2 vagas
- Contrabaixo acústico: 1 vaga
(Fotos: Divulgação)