Toyota revela Yaris 2023 com design renovado, mais seguro e preços a partir de R$ 92.190

21/01/2022
Fonte: Autoesporte

Fonte: Autoesporte

Depois de quase quatro anos de mercado, chegou a hora de a Toyota dar um tapa no visual do Yaris, que passou a ser seu modelo de entrada desde que o Etios saiu de linha no início do ano passado.

Embora as mudanças recebidas na dianteira tenham sido discretas, o “Corollinha”, como é carinhosamente chamado, ficou ainda mais parecido com o “irmão maior”. O novo para-choque traz entradas em formato de “C” abaixo dos faróis que abrigam as luzes diurnas de LED nas versões de entrada. Na de topo, as DRL ficam dentro dos faróis. Grade e desenho das rodas também mudam; já a traseira permanece exatamente igual.

Por dentro, as novidades se resumem a revestimentos e acabamentos diferentes e a inclusão da central multimídia (a mesma do anterior, com tela de 7'' e compatibilidade para Apple CarPlay e Android Auto) para todas as versões. Há ainda duas novas entradas USB para os passageiros do banco de trás.

Agora são três versões no catálogo: XL, XS e XLS. Não há mais XL Plus, já que a versão de entrada XL era reservada ao hatch com o 1.3, motor que não será mais oferecido - a Toyota admite que precisaria fazer adaptações para que a unidade atendesse às regras do Proconve L7, então resolveu tirá-lo de linha.

 

Motor 1.5 flex de 110/105 cv

Assim, toda a gama passa a ser equipada com o motor 1.5 flex de 110/105 cv e 14,9/14,3 kgfm (com etanol e gasolina, respectivamente), além de câmbio CVT que simula sete marchas - o manual não era mais oferecido desde o ano passado. Por isso faz sentido a redução na oferta de versões, já que a de entrada tem o mesmo propulsor das demais. Apesar de não ser novidade, o 1.5 passou por uma calibração e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos.

O modelo também recebeu dois novos modos de condução, Eco e Sport. O primeiro prioriza a redução no consumo de combustível e de emissões; já o segundo traz respostas mais rápidas graças a uma mudança na calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas. Segundo o Inmetro, o Yaris hatch roda 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, e o sedã faz 9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, ambos abastecidos com etanol.

 

Equipamentos de segurança

Completando as novidades, a fabricante japonesa decidiu incrementar a lista de equipamentos de segurança. Todas as versões agora vêm de série com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.

As configurações intermediária (XS) e de topo (XLS) trazem ainda sistema de pré-colisão, que emite alerta sonoro e visual ao motorista em caso de batida iminente, além de atuar na frenagem do veículo, e alerta de evasão de faixa, que avisa quando o motorista sai da faixa de rolagem sem acionar as setas.

Mas a Toyota garante que o reforço na segurança nada tem a ver com a nota baixa que o modelo recebeu na avaliação do Latin NCap há dois meses, quando hatch e sedã conquistaram somente uma estrela. “O produto que foi avaliado pelo Latin NCap vendido em países da América Latina não é o mesmo feito no Brasil. Na última avaliação, feita em 2019, recebemos quatro estrelas”, diz José Ricardo Gomes, gerente geral comercial da Toyota do Brasil.

 

Novos preços

Com isso, os preços do Yaris também foram alterados, mas com exceção das opções de topo, que aumentaram, o carro ficou mais barato nas outras versões. Ao contrário da linha 2023 da família Corolla, que chegou às lojas nesta semana custando até R$ 15,4 mil a mais (uma estratégia para distanciar os valores dos dois modelos e evitar a canibalização). O hatch agora parte de R$ 92.190, e o sedã, de R$ 96.390. Veja abaixo a diferença de preços da linha 2022 para a 2023 (desconsiderando o XL 1.3, que deixa de ser vendido e custava R$ 89.290).


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela