Morro Reuter investe no poder transformador da educação e da leitura

21/03/2022
Novo prédio da biblioteca será inaugurado no dia 24

Novo prédio da biblioteca será inaugurado no dia 24

Morro Reuter é um município que respira literatura, com seu Obelisco de Livros e, mais recentemente, o Muro de Livros na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, lembrando a população do poder transformador que existe através da educação e da leitura. A cidade também é reconhecida pela Feira do Livro realizada com dedicação e por pensar grande na educação.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Juliana Zimmer, fala em entrevista ao Jornal Dois Irmãos sobre a importância do evento para a população. “A nossa cidade se tornou uma cidade leitora, e a Feira no Livro é um grande evento esperado por toda a comunidade. Temos um município que investe na leitura e acreditamos que essa é uma forma de ampliar o horizonte dos nossos alunos”, destaca ela. Durante a feira, todos os estudantes de Morro Reuter recebem um vale-livro para ser usado na compra de um exemplar no evento. Em 2021, a distribuição do vale foi ampliada para todos os servidores públicos. 

Morro Reuter conta com seis escolas municipais e, por um termo de colaboração entre a prefeitura e a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), é garantido o atendimento de até 100 crianças de quatro meses a 3 anos e 11 meses na Unidade Gente Miúda. A administração municipal investe R$ 915.600,00 (R$ 763,00 mensais por criança). Os investimentos em educação infantil foram priorizados, e dessa forma o município conseguiu zerar a fila de espera nas instituições de ensino, garantindo vagas desde as crianças de quatro meses de idade na rede municipal. 

 

Turno integral

Os estudantes da rede municipal podem usufruir do turno integral da educação infantil até o 5° ano, com oficinas variadas de teatro, dança, robótica e capoeira no turno inverso. Outro diferencial de Morro Reuter é que as turmas têm em média 15 alunos, o que auxilia para um melhor aprendizado. “Como temos um número pequeno de alunos por turma, os professores podem dar uma atenção bem especial para cada uma das crianças,” diz a secretária.

Nos últimos anos, foram inauguradas três escolas de educação infantil e adquirido o prédio da escola Cecília Graeff. Devido a possíveis dificuldades de aprendizagem geradas pela pandemia, foi ampliada a oferta de língua portuguesa e matemática do 6° ao 9° ano, com duas horas a mais de cada disciplina. Além disso, em 2021 foi inaugurado o Centro de Cultura e o novo prédio da Biblioteca Pública Municipal Erico Verissimo abre as portas para a comunidade no fim de março.

A secretária Juliana se sente feliz por poder fazer parte destes 30 anos na história de Morro Reuter e enfatiza que as conquistas sempre são coletivas e feitas por muitas mãos. “É uma alegria e um compromisso bastante grande estar trabalhando na rede municipal de Morro Reuter. Trabalhamos com crianças, jovens e adultos, estimulando que cada um deles acredite no seu potencial”, conclui ela.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela