(Foto: Divulgação / AL)
O deputado estadual Issur Koch (PP) foi indicado para ser o representante titular da Assembleia Legislativa na comissão encarregada de organizar as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado. A escolha ocorreu na última semana, após a bancada do Partido Progressista referendar o nome do parlamentar. “Esta será uma grande oportunidade para celebrarmos o legado de fé e trabalho que nossos antepassados deixaram e ao mesmo tempo atrairmos um grande número de visitantes ao Estado”, enfatiza Issur.
O deputado entende, também, que a data permitirá ao Rio Grande do Sul fomentar o turismo a partir do bicentenário. “Temos belezas naturais, gastronomia, rede hoteleira e um povo acolhedor disposto a mostrar o que os alemães fizeram pelo Rio Grande do Sul nestes 200 anos”, define ele. Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Desenvolvimento do Vale Germânico, Koch integrará o grupo de trabalho instituído pelo governo do Estado que terá integrantes do gabinete do governador e do vice, das secretarias da Cultura e Turismo, universidades, ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e do Turismo; Consulado Geral da República Federal da Alemanha, Câmara Brasil-Alemanha, Instituto Cultural Brasileiro Alemão, Instituto Goethe, entre outros.
Contagem regressiva de 500 dias
Na tarde desta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa deu início à contagem regressiva de 500 dias para o bicentenário da imigração alemã no Brasil. “Celebramos a junção de forças e de sonhos que foram acalentados e construídos ao longo do tempo, de famílias que vieram com a missão de ajudar a construir este nosso Estado, construir a nossa riquíssima história. Reconhecemos a importância do povo alemão que contribuiu e segue contribuindo para que o nosso Rio Grande continue crescendo”, afirmou o presidente da casa, Vilmar Zanchin (MDB).
O momento teve participação da Banda Municipal de Estância Velha e do Grupo Folclórico Alemão Deutsche Seele. Também prestigiaram o ato o cônsul-geral da Alemanha no RS, Milan Andreas Simandl; a secretária Estadual da Cultura em representação ao governador do Estado, Beatriz Araújo; a prefeita de Novo Hamburgo representando à Famurs, Fátima Daudt; o coordenador dos festejos do Bicentenário da Imigração Alemã, André Rotta; o próprio deputado Issur, além de outros parlamentares.